Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

São Bento pode jogar Série D mesmo se não vencer Copa Paulista

Entenda como campanha da Ferroviária na quarta divisão nacional interessa ao time de Sorocaba

15 de Outubro de 2021 às 14:12
Da Redação [email protected]
Auxiliar técnico do São Bento deixa o clube.
São Bento tem carta na manga para voltar ao calendário nacional em 2022 (Crédito: Neto Bonvino/EC São Bento)

O São Bento precisa dar uma atenção especial ao jogo entre Ferroviária e Atlético-CE que acontece neste domingo (17), às 15h, no estádio da Fonte Luminosa, pelas quartas de final da Série D de 2021. Isso porque, caso a Locomotiva saia vitoriosa, o Bentão garantirá calendário nacional em 2022.

É isso mesmo: em situação difícil na Copa Paulista, o time sorocabano tem outra chance de jogar a Série D do próximo ano. Para isso, porém, precisará torcer para a Ferroviária, que, com uma vitória simples, se garante nas semifinais e, portanto, será um dos quatro times a conquistar o acesso à Série C.

Como confirmado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), caso a Ferrinha suba de divisão neste domingo, uma vaga do Estado de São Paulo ficaria “sobrando” para a disputa da Série D de 2022. Essa vaga iria, então, automaticamente para o melhor colocado na Série A1 do Campeonato Paulista disputado no primeiro semestre deste ano.

Mesmo tendo caído para a Série A2, o São Bento foi o melhor posicionado (terminou na 15ª colocação) diante daqueles que já possuem calendário nacional garantido no próximo ano. A equipe terminou à frente do São Caetano, que também acabou rebaixado.

Dessa forma, o Azulão entrará em campo na terça-feira (19) já sabendo se garantiu ou não a vaga para a quarta divisão nacional do ano que vem. Se não quiser depender disso, precisará vencer o duelo contra o Noroeste, que será às 15h, no estádio Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, e ainda torcer para uma derrota do Rio Claro contra o XV de Piracicaba, no mesmo dia e horário.

Se esse cenário ocorrer, o Bentão avançará para a segunda fase da Copa Paulista e manterá acesa a chance de conquistar o torneio -- o campeão pode escolher entre uma vaga na Série D ou na Copa do Brasil. Neste momento, o time de Paulo Roberto Santos está na terceira colocação do grupo 2, com cinco pontos, fora da zona de classificação.