Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa Paulista

Paulo Roberto Santos explica 'dever' do São Bento em vencer na estreia

No dia de aniversário de 108 anos, Bentão venceu o Noroeste por 1 a 0, em Araraquara; treinador avaliou a partida

15 de Setembro de 2021 às 17:15
Da Redação [email protected]
Paulo Roberto Santos fez uma análise da vitória do São Bento sobre o Noroeste na estreia da Copa Paulista
Paulo Roberto Santos fez uma análise da vitória do São Bento sobre o Noroeste na estreia da Copa Paulista (Crédito: Neto Bonvino/EC São Bento)

*Matéria atualizada às 17h15 com rescisão de Igor Bolt.

O São Bento iniciou a Copa Paulista com o pé direito. No dia de seu aniversário de 108 anos, o clube venceu o Noroeste por 1 a 0, com gol de Papa Faye, na tarde da última terça-feira (14), em atuação que agradou o técnico Paulo Roberto Santos. O treinador falou sobre a importância da vitória logo no primeiro jogo da competição, além de ter feito uma análise da partida.

“Nós tínhamos o dever de iniciar (a Copa Paulista) de forma diferente (da Série D), não só por nós mesmos, mas pelo nosso torcedor, mesmo com as dificuldades que sabíamos que íamos encontrar. A equipe do Noroeste já estava treinando há uns 30, 40 dias, uma equipe jovem, mas bem treinada e bem distribuída dentro de campo, que marca bem atrás da linha da bola e tem um bom contra-ataque. O jogo foi todo dessa forma, e a gente com bastante espaço do lado direito, sem saber aproveitar. Quando a gente chegava no último terço do campo, não terminávamos bem a jogada", iniciou o técnico em coletiva logo após o triunfo, no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara.

"No segundo tempo, falamos com os jogadores, que tínhamos o dever de começar diferente, com a data de hoje (ontem), muito importante, eu sei que todos os amantes do São Bento estão comemorando. Tínhamos o dever de dar essa vitória de presente. Isso acaba gerando uma certa pressão, mas voltamos de forma diferente. Até os dez minutos, tivemos quatro chances claras. Fizemos algumas trocas, optamos por colocar uma equipe mais no ataque, usar mais os lados do campo, e o nosso gol foi assim com o Papa Faye. O mais importante de tudo foi a vitória, ainda mais numa data como essa. Agora, no decorrer da competição e da semana, fazer ajustes", completou.

O presente de aniversário não poderia vir em melhor momento: após a eliminação precoce na Série D do Brasileiro, o Azulão só tem a Copa Paulista para disputar no restante da temporada e, quem sabe, garantir seu retorno ao calendário nacional no próximo ano - o campeão do torneio escolherá entre uma vaga na Série D ou Copa do Brasil de 2022. O próximo compromisso do São Bento na Copa Paulista será diante do XV de Piracicaba, na terça-feira (21), no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, às 15h. 

Formato da Copa Paulista

A Copa Paulista é uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol e, em 2021, conta com a participação de 17 clubes, em torneio separado em quatro fases, nas quais os clubes jogarão no mínimo seis e no máximo 14 partidas. São quatro grupos no total:

Grupo 1 - Velo Clube (Rio Claro), Botafogo-SP (Ribeirão Preto), Atlético Votuporanguense (Votuporanga) e Comercial FC (Rio Preto)

Grupo 2 - Noroeste (Bauru), São Bento, XV de Novembro (Piracicaba) e Rio Claro FC

Grupo 3 - EC Primavera (Indaiatuba), São Bernardo, Santos FC e São Bernardo Futebol Clube Ltda.

Grupo 4 - São Caetano, Portuguesa, Juventus, Taubaté e Sport Club Atibaia (Americana)

Na primeira fase, os times jogarão dentro de seus respectivos grupos em turno e returno, com a classificação dos dois melhores para as quartas de final. Nesta fase, os oito melhores clubes serão divididos em quatro grupos, que jogarão dentro de suas chaves em turno e returno, passando o melhor deles para a fase de semifinal.

Nas semis, os quatro clubes restantes novamente serão divididos em dois grupos, que jogarão em turno e returno, com os dois melhores classificando-se para a decisão. Na decisão, os dois melhores clubes disputarão entre si, em jogos de ida e volta, quem é o campeão.

Rescisão de jogador

O São Bento comunicou, no final da tarde desta quarta-feira, a rescisão de contrato do atacante Igor Bolt, que estava emprestado junto ao Resende, do Rio de Janeiro. Antes dele, deram adeus o lateral Allysson e os meio-campistas Léo Costa e Paulo Morais, que retornaram ao Rio Claro. Conforme dito por Paulo Roberto Santos nos últimos dias, Fraga também está retornando ao XV de Piracicaba.