Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento

Ele voltou! Paulo Roberto Santos é apresentado no São Bento

Técnico fechou vínculo com o clube para Série D e A2 do ano que vem

19 de Maio de 2021 às 15:51
Marina Bufon [email protected]
O contrato do treinador Paulo Roberto Santos engloba as disputas da Série D do Campeonato Brasileiro e a Série A2 do Paulista do ano que vem.
O contrato do treinador Paulo Roberto Santos engloba as disputas da Série D do Campeonato Brasileiro e a Série A2 do Paulista do ano que vem. (Crédito: Marina Bufon)

*Matéria atualizada às 17h08.

Agora sim: habemus técnico! O São Bento apresentou oficialmente na tarde desta quarta-feira (19), no estádio Walter Ribeiro (CIC), o treinador Paulo Roberto Santos, velho conhecido dos torcedores sorocabanos, para o cargo deixado por Marcelo Cordeiro. Seu contrato vai englobar as disputas da Série D do Campeonato Brasileiro, com início em junho, e a Série A2 do Paulista do ano que vem. Junto dele, chegam também o auxiliar Alan Dotte, o preparador de goleiros Rubão e o preparador físico Niltinho.

“O esporte está na frente de tudo, não há mais nada de mal resolvido. Não vou fazer juras de amor ao São Bento, mas, pela minha história, não tinha como nem ao menos conversar com o clube. É momento de reconstrução, peço a ajuda de todos, principalmente dos torcedores, sócio-torcedores”, disse o profissional.

O elenco já está sendo montado, tanto na busca por novos nomes quanto pela renovação de atletas que já estão no clube, se for do interesse de ambas as partes. O orçamento, segundo explicado pela diretoria, continua enxuto, mas houve um dinheiro guardado do estadual deste ano.

“Sempre estivemos entre os menores investimentos. Nunca ficamos entre as equipes favoritas e a coisa (ascensões passadas) acabou acontecendo. Neste ano será a mesma coisa. Há muitos clubes batendo na trave, que estão há anos tentando. Não é um campeonato tão fácil. Teremos muito trabalho e contatemos também com um pouco de sorte. Momento de reconstrução e união”, complementou o técnico.

As conversas entre Paulo e diretoria aconteciam desde a semana passada, quando o clube foi rebaixado para a Série A2 do Paulista. Ele chegou a receber sondagem do Paysandu, mas optou por sua quarta passagem pelo Bentão, clube com o qual possui três acessos - ele recolocou o time na elite do futebol paulista em 2014 e o levou da Série D para a Série B do Campeonato Brasileiro entre 2016 e 2018.

Sua estreia será no dia 6 de junho contra o Boavista, em Saquarema, pela Série D, portanto, terá pouco tempo para montagem do grupo e treinamentos.

“O primeiro passo tem que ser a montagem do elenco e, a partir daí, pensar nos dias que teremos para a preparação dos atletas. É difícil adiantar nomes e o prazo é curto. A gente espera que entre o final de semana e o início da semana (que vem) já tenhamos um bom número de atletas, sendo que alguns ainda estão em atividade, disputando outras competições, mas temos coisas bem adiantadas”, explicou.

Números e novidade

Junto com a chegada do técnico, a diretoria explicou uma novidade foi inaugurada também nesta quarta (19). Foi o lançamento do programa “Para Sempre São Bento”, em ação com os patrocinadores.

“Nós estamos dando hoje um novo e grande passo na parte de marketing. Temos três patrocinadores que estão em um projeto com a gente, ‘Para sempre São Bento’, lançada hoje no site e no Instagram”, iniciou Juliano Amorim, Diretor Administrativo.

“É uma multiplataforma para relacionamento com o torcedor, ações de marketing e eletrônicas. Hoje é o pontapé inicial. Já pode acessar, fazer pré-cadastro e concorrer aos prêmios. O intuito é ter novas fontes de receita no futuro”, complementou.

Falando em receitas, ele também explicou a situação do caixa são-bentista. “Pé no chão. Paulo está chegando, jogadores estão chegando, a comissão está chegando, mas, se tivesse o Marcelo Cordeiro, o Edson Vieira ou o Paulo Roberto, o planejamento seria o mesmo, sanar os déficits que existem e continuar jogando futebol profissional de forma sadia”.

Amorim ainda revelou que o orçamento do São Bento para a disputa da Série A1 do Paulistão deste ano foi menos da metade do que o utilizado em 2019, o que comprova a fala acima. Ele ainda afirmou que o orçamento continua limitado e que a cidade precisa apoiar a equipe.

“Os patrocinadores serão nosso alicerce financeiro, nós temos receita também dos sócios e precisamos da ajuda deles. A cidade tem que se unir, estar junto do São Bento. Bilheteria nós não temos e não sabemos se vamos ter e, ainda, temos a reserva financeira do Paulista”, finalizou.

Paulo Roberto Santos

Segundo treinador com mais jogos à frente do Bentão (127), Paulo Roberto Santos chega para sua quarta passagem no clube e conta com acessos do Campeonato Paulista (2014), vaga no Brasileiro Série D (2015), acesso à Série C (2016) e também à Série B (2017).

O retrospecto geral é de 127 partidas, com 51 vitórias, 49 empates e 27 derrotas. Somente Wilson Francisco Alves treinou mais o clube - foram 240 partidas (87V, 59E e 94D).