Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rotina é ‘remédio’ contra depressão

24 de Abril de 2020 às 00:01

Rotina é ‘remédio’ contra depressão “Defina horário de atividades”, orienta psicólogo. Crédito da foto: Reprodução / Internet

O mundo luta contra o coronavírus, sendo que um grupo que deve estar sofrendo com os efeitos psicológicos da pandemia são os atletas de alto rendimento. Afinal de contas, além da covid-19, eles enfrentam a decepção com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio e também com a dificuldade que é manter os treinamentos em nível elevado sem poder sair de casa. É o momento de trabalhar ainda mais o lado mental, que tanto influencia nas grandes decisões.

Especialista em Psicologia do Esporte e psicólogo da seleção brasileira de vôlei masculino na conquista da medalha de ouro nos Jogos do Rio, em 2016, Gilberto Gaertner alerta para a necessidade de manter a rotina. “Um ponto fundamental neste momento é manter uma rotina diária de trabalho, com horários bem definidos. É preciso o tempo para treinar, o tempo para lazer, o de socialização e o de cuidar da própria saúde e da família”, explicou.

Gaertner acredita que o atleta precisa manter a concentração até mesmo nos momentos em que estariam competindo caso não houvesse a quarentena. Caso contrário, “a pessoa pode largar tudo e entrar em uma situação de desânimo, o que pode iniciar até casos depressivos”. “Como nem todos possuem estrutura para as atividades em casa, o jeito é se adaptar”, resumiu. (Estadão Conteúdo)