fbpx
Esporte

Renato Gaúcho é submetido a cirurgia no coração e deve ter alta neste domingo

O procedimento, chamado ablação, durou três horas e foi bem-sucedido
 Técnico do Grêmio já havia sido submetido a esse procedimento no coração há um ano. Crédito da foto:  AFP / Itamar Aguiar/ Arquivo (2/10/2018)

 

Renato Gaúcho foi submetido neste sábado (11), no Rio de Janeiro, a uma cirurgia no coração para corrigir uma arritmia que incomoda o treinador do Grêmio há alguns anos. O procedimento, chamado ablação, durou três horas e foi bem-sucedido. O técnico deverá receber alta do hospital Copa Star neste domingo.

O comandante da equipe gremista, que recentemente renovou o seu contrato com o clube, já havia sido submetido a esse procedimento no coração há um ano. Houve, porém, a necessidade de uma nova cirurgia, o que ocorre em 30% dos casos semelhantes ao de Renato Gaúcho.

“O procedimento do ano passado havia sido padrão para o tipo de arritmia que ele tem. Faz-se uma espécie de isolamento de uma região do coração por cauterização. O segundo procedimento foi feito para checar as linhas de isolamento e nós encontramos algumas fugas de correntes elétricas. Foram feitas novas cauterizações e um alargamento da área e foi também isolada uma região mais extensa no átrio esquerdo”, explicou Eduardo Saad, cirurgião responsável pelo procedimento. Paulo Rabaldo, médico do Grêmio, participou da cirurgia.

Leia mais  Alice Ghiraldi começa temporada 2020 com título

Renato Gaúcho recebeu dos médicos a recomendação de permanecer em repouso por uma semana. Depois disso, poderá voltar ao seu trabalho sem qualquer restrição. O Grêmio espera que até o próximo dia 20 o treinador comece a atuar na pré-temporada do time tricolor, que está sendo realizada em Porto Alegre.

“Estamos extremamente satisfeitos, o cenário foi o melhor possível. O Renato vai retomar a vida dele, estamos bem tranquilos”, relatou o médico Leandro Zimerman, responsável pela primeira cirurgia do treinador. Ele também participou da ablação realizada neste sábado.

A estreia do Grêmio na temporada de 2020 será no próximo dia 22 contra o Caxias, pelo Campeonato Gaúcho. Na Copa Libertadores, o primeiro jogo dos gaúchos será no dia 3 de março contra o América de Cali, na Colômbia. (Estadão Conteúdo)

Comentários