Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarentena dá chance de aprender mais

14 de Abril de 2020 às 00:01

Quarentena dá chance de aprender mais Rafael revê primeiro jogo de 2020 para se aprimorar. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/3/2020)

As competições esportivas foram paralisadas logo após a primeira partida da Liga Sorocabana de Basquete (LSB / Flex) na temporada. O confronto, pela Copa São Paulo, terminou com uma vitória da equipe local sobre Assis, por 91 a 79, no Ginásio Municipal Dr. Gualberto Moreira.

Em função da parada, a torcida teve apenas um contato com o novo elenco da equipe sorocabana. Vencendo logo na estreia, a empolgação era natural entre torcedores e jogadores, para a sequência da competição, como conta o ala Rafael Castellón.

“Foi um baque, pegou todo mundo de surpresa. Ainda mais que a gente tinha acabado de estrear, a torcida compareceu. Estávamos acreditando que no próximo jogo, que também seria em casa, teria mais gente ainda, mas, infelizmente, aconteceu a pandemia”, revelou.

Com o isolamento social, todo o treinamento dos jogadores é realizado de forma individual. Cada atleta em sua casa, seguindo as orientações do preparador físico, Duda Santos, e, também, observando os melhores jogadores do mundo.

“São vários tipos de treinamentos que podemos fazer. O nosso preparador físico manda vídeos. A gente pesquisa até nas redes sociais, como dos próprios jogadores da NBA, (já que eles) estão fazendo os seus treinos também (em casa)”, contou.

Castellón foi uma das principais contratações da LSB para 2020. Aos 35 anos, o jogador já defendeu a equipe sorocabana nas temporadas 2011/2012 e 2016/2017. Na primeira partida do ano, foi um dos destaques, com 23 pontos e recuperando oito rebotes.

O tempo livre serve para aprimorar o jogo e analisar a estreia. “Já vi o jogo umas três vezes. Vi meu posicionamento, minha velocidade, o que eu posso mudar, o que posso melhorar na minha defesa. A gente aproveita essa quarentena para estudar e corrigir as falhas”, falou.

Além de buscar melhorar o desempenho no basquete, o momento também é importante para a realização de outras atividades. Coisas que, muitas vezes, são quase impossíveis para atletas profissionais com a intensa rotina de treinos e jogos.

“Eu já estava conversando com o Rinaldo sobre uma parceira com uma escola de inglês. É muito interessante procurar algum curso, poder estudar, fazer algo a mais (além do basquete) para poder passar a quarentena da melhor forma possível”, comentou.

Rotina intensa que é companheira há muitos anos. Castellón é experiente no basquete e acostumado a viagens, jogos, concentrações e treinamentos. É claro que tudo isso já está fazendo falta aos atletas.

“A gente sente, sim. Sentimos muita falta dos treinamentos. Por mais que estejamos treinando isolados, não é um treino ideal. Quando se tem um treino ideial, sabe que exige mais da gente”, contou.

A saudade do convívio com os companheiros também já começa a aparecer. “(A gente) Sente falta de estar com os companheiros, queira ou não, é uma família. A gente dá risada, discute de forma saudável, batalha pelos nossos objetivos.”

Porém, a saudade dos companheiros, da quadra e do basquete, precisam ficar em segundo plano nesse momento. A LSB segue as recomendações dos órgãos de saúde e mantém todas as suas atividades suspensas.

“Em prol de tudo, manter o isolamento, a saúde. A gente sabe que não é brincadeira essa pandemia. Mas eu creio que já está passando e daqui a pouco estaremos treinando, jogando com o ginásio cheio. É o que eu desejo”, finalizou. (Zeca Cardoso)