Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual o melhor esporte para quem quer perder peso

30 de Setembro de 2019 às 17:05

Emagrecer e levar uma vida mais saudável são objetivos comuns para qualquer pessoa. Entretanto, nem todo mundo é fã de academia e muita gente não encontra a motivação necessária para dedicar algumas horas do dia para suar em um ambiente fechado.

Uma boa alternativa de exercício aeróbico que vem ajudando muita gente a se movimentar, é a prática de algum esporte. Perder peso com esporte é uma realidade e está sendo vista como uma maneira mais lúdica de se manter em forma, fugindo da monotonia que a academia pode ser para alguns.

Benefícios da prática esportiva no dia a dia

É bem comum escutar que aquela pessoa "não nasceu para o esporte". Esse tipo de frase, normalmente é dita por alguém que veja o esporte apenas como uma atividade profissional, onde o atleta passa a vida inteira se preparando para as competições.

Contudo, essa não é a única interpretação possível da palavra esporte. A prática esportiva pode estar no dia a dia de cada um, não é preciso ser um atleta e treinar 10 horas por dia para se dizer um esportista.

Esse tipo de atividade é muito bem-vinda quando praticada livre de exigências profissionais. Ou seja, pessoas comuns podem e devem inserir a prática de algum tipo de esporte em sua rotina diária.

Muitas pessoas tem a visão de que a academia é um local sufocante e, por vezes, até monótono. Por acreditarem que essa é a única maneira de se manterem ativos, elas deixam de praticar atividades físicas, sem buscar outro tipo de exercício.

A melhor alternativa - ou até complemento - para a rotina de atividades na academia é a prática de esportes, diária ou semanal, dependendo do tipo de exercício. A relação imediata que deve ser feita é entre a prática de esportes e a melhora na qualidade de vida.

Viver uma vida saudável depende tanto da alimentação quanto das atividades físicas realizadas por qualquer indivíduo.Ter algum esporte como principal meio de se exercitar modifica a vida de qualquer um.

Além de trazer mais energia para o dia a dia, também auxilia no fortalecimento do corpo e do coração, na disposição para outras atividades e melhora consideravelmente a memória.

Dessa forma, além dos benefícios físicos, a prática de esportes regulares é fundamental para manter a cabeça em ordem e também ajuda a desenvolver a sociabilidade de cada um. Sendo assim, o esporte ajuda no desenvolvimento tanto do corpo como da mente!

Como escolher o melhor esporte para emagrecer

Não existe um esporte milagroso que faz qualquer um perder peso. O que existe são pessoas com particularidades e necessidades físicas diferentes que se adaptam a esportes diversos. Ou seja, é necessário experimentar alguns esportes para encontrar o que mais se adapta a sua saúde e estilo de vida.

Esportes de luta

Os esportes de luta estão muito em alta e são os queridinhos do momento:

  • Muay Thai (boxe tailandês);
  • Boxe;
  • MMA;
  • Jiu jitsu,
  • Judô

Esses são alguns exemplos de atividades de luta muito praticadas em academias ou lugares especializados. São esportes de impacto e indicados para quem tem uma boa resistência física e busca um melhor condicionamento do corpo.

Esportes de impacto

Os esportes de impacto podem ser listados como:

  • Corrida;
  • Vôlei;
  • Futebol,
  • Tênis.

A prática de qualquer esporte de impacto é ótima para a perda de calorias de maneira rápida, principalmente com a corrida. Entretanto, é preciso estar ciente da situação dos ossos e articulações; esportes desse tipo tendem a exigir muito dessas partes do corpo.

Esportes de baixo impacto

Os esportes de baixo impacto tendem a ser deixados de lado ou não chegam a ser levados em consideração quando o assunto é perder peso. Os esportes dessa categoria incluem:

  • Natação;
  • Musculação;
  • Hidroginástica.

Todos são capazes de auxiliar qualquer indivíduo a entrar em forma, mesmo que sejam de baixo impacto. Normalmente, são praticados por pessoas mais velhas ou por quem não pode forçar muito as articulações. Apesar disso, são ótimos para manter o condicionamento físico em dia sem forçar os ossos.

Sendo assim, não tem mais desculpa para ficar em casa sem se exercitar. Seja na academia, na quadra ou na piscina as opções são muitas para não ficar parado. A prática regular de esportes é essencial para manter a boa forma e a saúde em dia, é só escolher o que mais se adequa ao seu estilo de vida e começar.