Priscilla é prejudicada por cancelamento de provas
Sorocabana perde chance de pontuar para ir à Olimpíada. Crédito da foto: Divulgação
A terceira e a quarta rodadas da Copa do Mundo do BMX, que seriam disputadas no último fim de semana na Austrália, tiveram as competições da categoria Elite Feminino canceladas por conta das fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade de Bathurst, local das provas. Com isso, a sorocabana Priscilla Stevaux perdeu a possibilidade de pontuar para melhorar a sua posição no ranking mundial e seguir na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Na categoria Elite Masculino, os atletas disputaram a primeira rodada, mas após o acidente com o australiano Kai Sakakibara, que foi levado de helicóptero ao hospital de Canberra em estado crítico, e o relato de atletas sobre a insegurança no circuito, a União Ciclista Internacional (UCI) optou pelo cancelamento da etapa de sábado (8).
No dia seguinte, a organização da competição cogitou fazer a mudança do partidor de largada, que é inicialmente no Supercross (com oito metros de altura) para o tradicional (que tem quatro metros de altura), mas as condições do tempo não melhoraram. Por conta disso, a quarta rodada também foi cancelada.
Segundo as regras da UCI, rodadas do BMX canceladas podem ser reagendadas. No entanto, há um impasse sobre a diferença entre as categorias feminina e masculina, já que os homens disputaram a primeira rodada da terceira etapa no sábado. Os ciclistas ainda aguardam um posicionamento oficial dos organizadores. (Da Redação)