Prêmio da Uefa deixa Neymar e Messi fora
Crédito da foto: Franck Fife / AFP (13/9/2020)
A Uefa revelou ontem os três finalistas ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2019/2020. O meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, o goleiro alemão Manuel Neuer e o centroavante polonês Robert Lewandowski, ambos do Bayern de Munique, são os candidatos da premiação que será entregue no dia 1º de outubro, em evento virtual que antecederá o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Vice-campeão da Liga dos Campeões, o brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, acabou na quarta colocação ao lado do craque argentino Lionel Messi, do Barcelona. Ambos tiveram 53 pontos de acordo com o sistema de votação estabelecido pela Uefa. O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, ficou em 10.º lugar com 25.
O top 10 dos melhores da Europa é dominado pelo Bayern de Munique, campeão da Liga dos Campeões. Além dos dois finalistas, o atacante Thomas Muller ficou em sexto lugar, o volante brasileiro naturalizado Thiago Alcântara (já negociado com o Liverpool) foi o oitavo colocado, uma posição à frente do volante/lateral-direito Joshua Kimmich.
Entre os treinadores, o prêmio será de um alemão. O trio é formado por Hansi Flick, do Bayern de Munique, Jürgen Klopp, do Liverpool, e Julian Nagelsmann, do RB Leipzig, que caiu nas semifinais para o Paris Saint-Germain.
Entre as mulheres, a disputa ficará entre a inglesa Lucy Bronze, a francesa Wendie Renard e a dinamarquesa Pernille Harder. As duas primeiras fizeram parte do elenco do Lyon, que conquistou o tricampeonato europeu em 2019/2020, enquanto que Harder atuou no Wolfsburg, finalista da Liga dos Campeões feminina.
Supercopa
Bayern de Munique e Sevilla decidem hoje, às 16h, em Budapeste, a Supercopa da Europa. O técnico Hansi Flick, do Bayern, prometeu que vai escalar o time titular, inclusive com o artilheiro Robert Lewandowski, enquanto o comandante do Sevilla, Julen Lopetegui, espera uma equipe muito motivada e inspirada para enfrentar os vencedores da Liga dos Campeões.
A tradicional competição opõe o vencedor da Champions League (no caso, os alemães) e o campeão da Liga Europa, que é o Sevilla. (Estadão Conteúdo)