Buscar no Cruzeiro

Buscar

Plínio busca quinto mundial de jiu-jítsu

28 de Outubro de 2020 às 00:01

Plínio busca quinto mundial de jiu-jítsu O sorocabano vai competir em dezembro no Mundial da CBJJE. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/10/2020)

O atleta sorocabano Plínio Augusto Leme se prepara para buscar seu quinto título mundial de jiu-jítsu, pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo (CBJJE). A competição ocorre entre os dias 10 e 13 de dezembro, em São Paulo, e marca o encerramento de uma temporada conturbada em função da pandemia do novo coronavírus.

Antes, no entanto, o tetracampeão mundial terá como preparação outros dois torneiros de porte internacional: o Sul-Americano, nos dias 21 e 22 de novembro, e o Abu Dhabi Grand Slam -- Jiu-Jitsu World Tour, no Rio de Janeiro, nos dias 5 e 6 de dezembro.

No último final de semana, Plínio Augusto voltou ao tatame após sete meses sem competições e ficou com terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, disputado no último final de semana, em Caieiras, na Grande São Paulo. Em meio a intensa preparação, que envolve uma equipe multidisciplinar que o dá suporte, Plínio Augusto visitou ontem (27) o jornal Cruzeiro do Sul, onde participou de uma live com o repórter Zeca Cardoso.

Na ocasião, o atleta falou um pouco da sua trajetória, que tem como curiosidade o início tardio no esporte, aos 20 anos, em um projeto social desenvolvido pela Guego Team, e a entrada em competições de alto rendimento aos 26 anos. “As coisas foram dando certo. O segredo é a constância. O fundamental é não parar”, afirmou o atleta, atualmente com 32 anos. A entrevista completa está disponível no Facebook do jornal, pelo QR Code.

Na Guego Team, equipe de jiu-jítsu fundada por seu mestre Emerson Guego, Plínio Augusto iniciou no esporte e atualmente ocupa o posto de gestor de operações de um projeto social que ensina os fundamentos da modalidade para mais de 800 crianças e adolescentes de Sorocaba e região. As aulas são ministradas por atletas voluntários, em espaços de entidades parceiras e igrejas. O objetivo do projeto, afirma, não necessariamente é desenvolver atletas de alto rendimento, e sim promover a inclusão através do esporte e dos princípios das artes marciais, como o respeito ao próximo e a disciplina.

Para conseguir manter e expandir o projeto social, a Guego Team está aberta a patrocínios e parcerias junto à iniciativa privada. O centro de treinamento da equipe fica na avenida Ipanema, nº 1.813. (Felipe Shikama)