Palmeiras encara o Fluminense no Maracanã
Rony deve começar entre os titulares para dar mais velocidade às jogadas de contra-ataque. Crédito da foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras
Quatro dias depois do Campeonato Paulista, o Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro, hoje (12), contra o Fluminense, no Rio, incomodado com um jejum neste ano. Apesar das comemorações pelo título estadual e da vibração por ter batido o Corinthians nos pênaltis, o time entra em campo às 21h30, no Maracanã, atrás da primeira vitória na temporada contra times da elite nacional.
Durante o Campeonato Paulista o Palmeiras enfrentou Red Bull Bragantino, São Paulo e Santos uma vez cada, além de mais três jogos contra o Corinthians. Nesses seis compromissos, a equipe alviverde empatou quatro, perdeu dois e marcou somente um gol. O retrospecto nesse recorte não foi positivo, mas foi suficiente para o time ganhar o Estadual. Agora, será preciso ter resultados bem melhores na maratona de 38 rodadas dentro da elite.
“Tivemos essa dificuldade com essas equipes (da Série A), mas ganhamos o Estadual. Era um Paulista curto, diferente, onde você não pode tomar duas pancadas diferentes. Jogamos com o regulamento. Agora é outra história, porque é um campeonato longo, com 38 jogos”, explicou o técnico Vanderlei Luxemburgo.
O discurso na véspera do jogo foi justamente a necessidade de conseguir deixar de lado o título e conseguir se concentrar no Campeonato Brasileiro. ‘Temos que virar a chave, o título e as comemorações ficam para trás. Agora é foco total no Brasileiro, que é um campeonato muito difícil de se jogar e ganhar. Será importante começarmos com três pontos‘, afirmou o atacante Luiz Adriano, autor do gol na final.
A tendência é o Palmeiras ter escalação parecida à usada na final, exceto pela saída do zagueiro Felipe Melo e pela entrada de Rony. O defensor ainda não está totalmente recuperado de uma lesão na coxa esquerda. No setor ofensivo, a mudança deve ser por opção tática, para dar mais velocidade às jogadas de contra-ataque.
No Fluminense, a fase não é boa. Desde que as competições foram retomadas depois da pausa por conta da pandemia, nas últimas nove partidas, considerando também dois amistosos, o Tricolor venceu apenas um. O técnico Odair Hellmann deve promover alterações em relação à escalação que perdeu para o Grêmio na estreia, com Michel Araújo na vaga de Yuri no meio e Fred no lugar de Marcos Paulo.
Os zagueiros Matheus Ferraz e Digão, ambos com uma lesão na coxa esquerda, não jogam, bem como o volante Hudson, com um entorse no tornozelo esquerdo. Paulo Henrique Ganso, recuperado de um edema na panturrilha esquerda, começa entre os reservas. (Ciro Campos - Estadão Conteúdo)
FLUMINENSE X PALMEIRAS
Fluminense - Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Egídio; Dodi, Yago e Michel Araújo; Nenê, Evanilson e Fred. Técnico: Odair Hellmann
Palmeiras - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Luan e Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Ramires; Rony, Willian e Luiz Adriano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Árbitro - Rafael Traci (Fifa/SC)
Horário - 21h30
Local - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)