Buscar no Cruzeiro

Buscar

Número de atletas infectados por covid-19 pode retardar reinício da A1

23 de Junho de 2020 às 00:01

Covid-19 ataca elite Com 21 testes positivos, Corinthians lidera a lista. Crédito da foto: Agência Corinthians

Os resultados dos testes para Covid-19 divulgados nesta segunda-feira (22) pelos departamentos médicos de Corinthians e Palmeiras podem indicar que o retorno do Campeonato Paulista pode estar mais distante do que se imaginava na semana passada. Juntos, os dois times somam 25 casos confirmados. Desse total, pelo menos nove atletas ainda estão em tratamento.

De acordo com decisão do governo estadual, as equipes da Série A1 estão liberadas para retomar os treinamentos presenciais a partir de 1º de julho. A competição da elite paulista não tem data para recomeçar, porém, os clubes tinham a expectativa de poder jogar novamente a partir da metade do mês que vem.

A situação mais preocupante é o do Alvinegro. De acordo com nota divulgada pela equipe médica, 21 atletas do elenco profissional foram infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Desses, 13 já se recuperaram, enquanto outros oito estão afastados e não participam das atividades no CT Joaquim Grava.

Os números do Timão impressionam, pois traduzem que apenas 6 dos 27 atletas não tiveram a Covid-19. O clube, porém, não revela a identidade dos jogadores que testaram positivo.

Entre membros da comissão técnica, do estafe do clube e funcionários do CT Joaquim Grava, o total de infectados é de 34. Desses, cinco ainda não se recuperaram do coronavírus e cumprem as medidas de quarentena. Todos eles, porém, estão assintomáticos.

Quatro casos no Palmeiras

O Palmeiras, por sua vez, revelou quatro atletas da equipe principal foram infectados. No entanto, três já se recuperaram. Ontem, apenas um jogador, cujo nome não foi revelado, deveria ser afastado, de forma preventiva, das atividades presenciais previstas para serem retomadas hoje. Ele ficará em observação pelas próximas semanas.

A comissão técnica do Alviverde examinou 30 jogadores desde quinta-feira da semana passada, no Hospital Sírio Libanês. Além do jogador que testou positivo nessa série de exames, o clube afirma que outros três atletas tiveram resultado positivo para o coronavírus durante o período de paralisação. Todos estão recuperados e passaram por avaliações cardiorrespiratórias extras para garantirem que estão aptos a voltarem ao trabalho. De todo o grupo, somente o zagueiro Gustavo Gómez ainda não fez os testes pois continua no Paraguai.

O clube revelou que fez exames também em 26 membros da diretoria e comissão técnica. Apenas um caso positivo foi encontrado, mas o infectado já está recuperado. (Da Redação, com Estadão Conteúdo)