Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aprendizagem

Ex-atleta da seleção de handebol compartilha trajetória com alunos

Dolores Viana Cardoso conversou com estudantes da Escola Municipal Francisco Adolfo Varnhagem sobre esporte, disciplina e oportunidades

26 de Setembro de 2026 às 21:11
Murilo Aguiar [email protected]
Palestra também teve como objetivo incentivar crianças e adolescentes a enxergarem o esporte para além da atividade física
Palestra também teve como objetivo incentivar crianças e adolescentes a enxergarem o esporte para além da atividade física (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Iperó)

Alunos da Escola Municipal Francisco Adolfo Varnhagen, em Iperó, participaram de uma palestra com Dolores Viana Cardoso, ex-atleta da seleção brasileira de handebol e atual professora da rede municipal. No encontro, ela compartilhou experiências da carreira e falou sobre os aprendizados proporcionados pelo esporte.

Dolores começou a praticar handebol aos 13 anos e, ao longo da trajetória como atleta, passou por diferentes categorias da seleção brasileira até chegar à equipe adulta. A carreira também proporcionou experiências internacionais em países como Uruguai, Canadá, Rússia, Espanha e Hungria.

Segundo a ex-jogadora, ela conquistou entre 30 e 40 medalhas durante o período em que esteve envolvida com o esporte. Atualmente, Dolores atua como professora da rede pública de Iperó.

Na conversa com os estudantes, ela abordou temas como disciplina, respeito às regras e às pessoas e a necessidade de persistência diante das dificuldades. A trajetória no handebol foi utilizada para mostrar aos alunos algumas das possibilidades que podem surgir por meio da prática esportiva.

A palestra também teve como objetivo incentivar crianças e adolescentes a ver o esporte para além da atividade física, destacando seu papel na formação pessoal e na criação de oportunidades.

A iniciativa aproximou os estudantes de uma experiência no esporte de alto rendimento e mostrou como o aprendizado adquirido nas quadras pode ser levado para outras áreas da vida. (M.A.)