Preparação
Estreia no sábado
Votoraty acelera preparação para o primeiro jogo na Bezinha e aposta na experiência de Geuvânio para fazer uma boa campanha
O Votoraty entra na última semana de preparação para a estreia no Campeonato Paulista da 2ª Divisão, a “Bezinha”, marcada para este sábado (18), às 15h, no Estádio Domenico Paolo Mitidieri, em Votorantim, contra o Flamengo de Guarulhos, ainda em processo de formação do elenco, com a chegada do experiente atacante Geuvânio e de consolidação do modelo de jogo.
A poucos dias do início da competição, a comissão técnica intensifica os treinamentos com foco na organização tática, nas transições entre defesa e ataque e nas jogadas de bola parada. O curto período de trabalho com o grupo considerado definitivo exige ajustes acelerados para que a equipe apresente um padrão mínimo já na primeira rodada.
Desde a apresentação inicial, o elenco passou por mudanças significativas. De acordo com o técnico Kike Andrade, poucos atletas permaneceram no grupo, o que levou à reformulação praticamente completa da equipe. O atual elenco trabalha junto há cerca de duas semanas e deve chegar à estreia com pouco mais de 20 dias de preparação. “Do momento da apresentação, sobraram poucos jogadores. O grupo definitivo está trabalhando há cerca de 15 dias e vai chegar na estreia com pouco mais de três semanas. É um tempo curto para formar uma equipe”, justifica o treinador.
Mesmo com o período reduzido, Kike avalia que o elenco apresenta nível técnico elevado em relação à Bezinha, embora ainda esteja em estágio inicial de construção coletiva. Segundo ele, o time ainda busca evolução na parte física e na assimilação dos conceitos táticos. “Individualmente, é um grupo qualificado tecnicamente, mas ainda não é uma equipe pronta. Estamos longe da condição física ideal e também do modelo tático que queremos. Essa semana é fundamental para trabalhar organização ofensiva e defensiva, além das bolas paradas”, explica.
Uma das novidades no elenco é o atacante Geuvânio, 34 anos, com passagens pelo Santos, Atlético-MG, Athletico-PR e Flamengo. O jogador foi integrado recentemente ao Votoraty e passa a ter papel de referência dentro do grupo, especialmente na orientação dos mais jovens. “O Geuvânio é uma referência para os garotos. É um jogador com trajetória, que participa do dia a dia e contribui dentro e fora de campo. A presença dele ajuda nesse processo de formação do grupo”, observa Kike.
A diretoria e a comissão técnica do clube de Votorantim ainda trabalham para a chegada de novos reforços, com a expectativa de incorporar mais dois ou três atletas ao elenco nas próximas semanas. A ideia é ampliar as opções e elevar o nível de competitividade ao longo da competição. Diante do cenário, o treinador admite que a equipe ainda será construída durante a disputa da Bezinha. “Hoje, o ideal seria ter entre 60 e 90 dias de preparação, mas não temos esse tempo. Vamos ter de ajustar o time durante os jogos, com o campeonato em andamento.”
Para a estreia, a expectativa é de uma equipe com postura competitiva, mesmo sem atingir o desempenho desejado. “Talvez não seja uma partida com alto nível técnico, mas a entrega e a vontade de vencer precisam aparecer desde o início”, completa.
O confronto contra o Flamengo de Guarulhos marca o início da trajetória do Votoraty na competição estadual e o retorno ao futebol profissional após 16 anos, com o time atuando em casa e abrindo a temporada diante da própria torcida.