Qualidade de vida
Mais idosos paulistas fazem atividade física
Praticar exercícios físicos é essencial para garantir uma vida próspera e de qualidade. No Estado de São Paulo, mais da metade da população exerce alguma atividade física, de acordo com dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo (Seade).
O destaque fica para o avanço no número de pessoas com mais de 60 anos que praticam alguma atividade física. Em 2019, apenas três a cada dez idosos praticavam algum esporte, somando 39%. Enquanto isso, dados de 2025 mostram que 52% dessa faixa etária são esportistas. De acordo com o estudo, esse índice revela maior conscientização sobre os benefícios do autocuidado e da manutenção da funcionalidade física.
A adesão à prática de atividades físicas é maior entre homens e cresce conforme aumenta a escolaridade e a renda familiar. Segundo o estudo, oito em cada dez praticantes afirmam realizar atividades duas ou mais vezes por semana. Ao mesmo tempo, três a cada dez dedicam mais de uma hora diária para práticas esportivas. (Da Redação, com informações da Agência SP)