No pódio
Paratleta conquista o bi no Mundial de Jiu-Jítsu
O paratleta Valdir Xavier Camargo conquistou, em 1º de fevereiro, o título do Mundial de Jiu-Jítsu. A competição, disputada no Parque Ibirapuera, em São Paulo, foi promovida pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Ele competiu na categoria faixa preta PcD parajiujitsu, na modalidade No-Gi (sem quimono).
O campeonato foi realizado ao longo de três dias e reuniu centenas de atletas de diferentes regiões, sendo considerado um dos mais disputados do calendário da modalidade. O No-Gi é conhecido pelo alto nível técnico e físico, já que elimina o uso do quimono e exige maior explosão, controle corporal e estratégia dos competidores.
Com o resultado positivo, Valdir se tornou bicampeão mundial, após também conquistar o campeonato em 2025. “Foi uma final muito disputada. Enfrentei um atleta fisicamente maior, mas com muito esforço, dedicação e fé, consegui a vitória. Esse título representa todo o trabalho feito ao longo do ano”, comenta.
Além das competições, o atleta destacou o trabalho desenvolvido em projetos sociais, onde atua como professor oferecendo aulas gratuitas de jiu-jítsu no CT Pulmão de Aço, no Céu das Artes, no Parque das Laranjeiras, espaço ligado à Prefeitura de Sorocaba. Segundo ele, o objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido no esporte e usar as competições para representar e valorizar o nome da cidade.