Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futebol

São Bento estreia com derrota na A2

Gol de pênalti deu a vitória para o XV de Piracicaba

11 de Janeiro de 2026 às 14:13
Vernihu Oswaldo [email protected]
Mesmo com goleiro improvisado do XV, São Bento não conseguiu o empate
Mesmo com goleiro improvisado do XV, São Bento não conseguiu o empate (Crédito: Neto Bonvino )

O São Bento estreou em jogos oficiais no ano de 2026 com derrota para o XV de Piracicaba. O jogo, que colocou frente a frente dois dos times mais tradicionais do interior paulista, teve placar definido após Léo Santos converter um pênalti aos 40 minutos do primeiro tempo. A partida foi disputada no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba.

O Azulão sorocabano começou a partida melhor, tomando a iniciativa, e chegou a carimbar a trave com Lucas Nathan. Porém, o meia sentiu uma lesão e foi substituído aos 10 minutos da etapa inicial. A baixa fez com que o time se desorganizasse. A transição entre meio e ataque ficou complicada, com a maioria das jogadas voltando para os pés dos zagueiros.

O calor pareceu pesar para as duas equipes e, no final do primeiro tempo, a partida seguiu em ritmo lento, com poucas oportunidades de gol. Até que, aos 40 minutos, o lateral do XV, Luís Melo, invadiu a área e foi derrubado por Yuri Garcia. Pênalti. Convertido por Léo Santos, o goleiro Vagner acertou o canto, mas não conseguiu evitar que o Nhô Quim inaugurasse o placar do CIC.

Na segunda etapa, empurrado pela torcida, o São Bento voltou com vontade de empatar, mas só conseguiu levar perigo à meta do XV com a bola aérea. Aos 19 minutos, o lateral-esquerdo Barreto acertou um belo cabeceio, mas a bola explodiu na trave. No rebote, Kayo Chagas pegou mal na bola e jogou longe do gol.

Aos 45 minutos do segundo tempo, depois de uma dividida entre o atacante do Azulão, Pedro Bortoluzo, e o goleiro quinzista Vitor Golas, o árbitro marcou falta do atacante beneditino, mas entendeu que houve agressão por parte do goleiro. Com isso, o XV, que já havia feito todas as substituições, terminou o jogo com o zagueiro Almir Luan no gol. Porém, o São Bento não conseguiu finalizar nenhuma vez, e o zagueiro improvisado não precisou trabalhar.


Fabiano Carneiro segue otimista

 Em entrevista coletiva, o técnico do São Bento, Fabiano Carneiro, viu pontos positivos na exibição. Porém, admitiu que a equipe ainda busca reforços e alertou: “Nós sabíamos que nossos três primeiros jogos seriam e vão ser muito difíceis, mas o nosso time provou que vai competir para classificar.”

Sobre o jogo, o treinador afirmou que a equipe ainda busca o entrosamento ideal e disse ter cobrado os jogadores pelo que considerou tomadas de decisão erradas no momento em que a equipe ficou com um jogador a mais: “Eu perguntei para os atletas depois, principalmente os mais experientes, o porquê da bola de pé em pé até chegar lá na área, sendo que eles já estão com o goleiro linha, não faz sentido.”

Em relação aos jogadores que sentiram lesão, como Nathan, Coutinho, que estava entre os titulares, mas sentiu durante o aquecimento, e Barreto, que tomou uma pancada no final do jogo, o técnico disse que a situação que mais preocupa é a do meia Nathan, mas que os atletas passarão por exames durante a semana.


Primeira rodada

A primeira rodada da Série A2 do Paulista foi marcada por muitos empates. Em apenas três dos oito jogos disputados houve um vencedor. Além da derrota do São Bento, o Votuporanguense surpreendeu ao vencer o Água Santa, em casa, também por 1 a 0, mesmo resultado do Linense, que bateu o São José.

As demais partidas terminaram empatadas, com destaque para o bom jogo entre Juventus e Santo André, disputado na rua Javari, que terminou em 3 a 3.

O São Bento aparece na 14ª posição da tabela.

Ficha Técnica:

São Bento 0 x 1 XV de Piracicaba

São Bento: Vagner; Ézio, Felipe, Yuri Garcia e Barretos;
Fabio Bahia, Kayo Chagas (Pedro Bortoluzo) e Lucas Nathan (Jonathan depois Dener);
Fabricio, Juan Leite (Casagrande) e Wellington.
Técnico: Fabiano Carneiro

XV de Piracicaba : Victor Golas; Luís Melo, Lucas Balardin, Almir Luan e João Victor; Gustavo Hebling, Carlos Manuel (Mauricio Oliveira) e Serginho (Luis Felipe) e Léo Santos (David Ribeiro); Erick Bessa (Robson Duarte), e Henry (Paulo Marcelo).
Técnico: Moises Egert

Árbitro: Douglas Marques das Flores

Gols no tempo normal: Léo Santos 40' 1T (XV de Piracicaba)

Cartões amarelos: Dener (São Bento). Henry (XV de Piracicaba).

Cartão vermelho: Vitor Golas (XV de Piracicaba).

Público: 1.572

Renda: R$ 26.760,00

Local: Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba

Galeria

Confira a galeria de fotos