Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novidade

Fifa usará avatares para marcar impedimentos na Copa

08 de Janeiro de 2026 às 21:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
 Os jogadores de todas as seleções serão escaneados por câmeras e sensores
Os jogadores de todas as seleções serão escaneados por câmeras e sensores (Crédito: Divulgação/Fifa)

A marcação de impedimentos no futebol se tornou algo tão controverso que a Fifa decidiu recorrer a um novo pacote tecnológico para ajudar nessa tarefa. Na Copa do Mundo deste ano, todos os jogadores serão escaneados e terão um avatar, criado por inteligência artificial, em três dimensões (3D). O objetivo é dar uma resposta mais precisa na marcação dos impedimentos e de outros lances em que cada centímetro conta.

O anúncio foi feito pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, ao participar da Consumer Electronic Show (CES), feira que reúne as maiores empresas de tecnologia do mundo em Las Vegas, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele divulgou também outras novidades que envolvem IA e que serão aplicadas nesta edição da Copa — que será a mais inovadora de todos os tempos, prometeu Infantino.

No caso do impedimento, funcionará assim: Os jogadores de todas as seleções serão escaneados por câmeras e sensores. A partir daí, o computador com IA vai criar avatares com as dimensões precisas de cada atleta. Depois os avatares serão acoplados ao software de marcação automática de impedimento — que ganhará muito mais precisão.

O VAR apontará o impedimento com base em imagens mais realistas, em 3D, podendo ser observadas de diferentes ângulos para se conhecer a posição exata de cada jogador. (Estadão Conteúdo)