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Marketing e futebol se encontram em projeto do Santos

23 de Dezembro de 2025 às 22:02
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Eduardo Pitaluga assina ação criativa para o clube 
após mais de 20 anos de atuação no mercado
Eduardo Pitaluga assina ação criativa para o clube após mais de 20 anos de atuação no mercado (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Unir trajetória profissional e interesse pessoal é algo raro, mas que passou a fazer parte da rotina do publicitário Eduardo Pitaluga, 46 anos, morador de Sorocaba. Proprietário da Ox Comunicação há 23 anos, ele consolidou carreira no marketing esportivo e, recentemente, participou de um projeto inédito em parceria com o Santos Futebol Clube, time que acompanha desde a infância.

Formado em publicidade e propaganda em 2001, Pitaluga iniciou a agência ainda jovem e manteve atuação contínua no mercado local. A aproximação com o esporte se deu em 2011, quando a Ox Comunicação começou a desenvolver projetos para o São Bento, clube de Sorocaba. A partir dessa experiência, a agência passou a atuar de forma mais ampla no setor, incluindo captação de patrocínios, campanhas institucionais, relacionamento com parceiros, criação de uniformes e ações sociais.

Entre 2017 e 2019, durante uma das gestões do São Bento, a Ox assumiu a condução do marketing do clube de maneira mais abrangente. Com o fortalecimento do portfólio, novos trabalhos surgiram em diferentes regiões do país. Atualmente, a agência atende clubes como Paulista de Jundiaí, Primavera de Indaiatuba, Votoraty, CAP de Salto de Pirapora, São Bento e Ferroviário do Ceará, além de projetos já realizados com São Paulo, Palmeiras e Red Bull Bragantino, e ações nacionais para a Bet Nacional.

A agência também desenvolve trabalhos em outras modalidades esportivas, como futsal, basquete e BMX, e mantém uma equipe fixa de oito profissionais. O projeto mais recente junto ao Santos surgiu a partir de uma parceria do clube com a G-Log, empresa do setor de logística. A ação consistiu na transformação do carrinho-maca utilizado nos jogos em uma réplica estilizada de caminhão, nas cores da patrocinadora.

A Ox foi a responsável por todo o desenvolvimento criativo, incluindo conceito visual, design e planejamento. A produção estrutural contou com o apoio de uma empresa de Sorocaba e o processo levou cerca de 40 dias. “Quando surgiu a proposta, fiquei empolgado não apenas por ser o meu time, mas pela complexidade e visibilidade do projeto”, relata Eduardo

A apresentação oficial foi no jogo contra o Cruzeiro, na Vila Belmiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. A repercussão da ação gerou interesse da G-Log em expandir o projeto para outros clubes, com conversas em andamento com Corinthians, Anápolis e a Federação Cearense de Futebol.

Além do futebol brasileiro, a agência também realizou recentemente trabalhos para o Boca Juniors, da Argentina, com desenvolvimento de materiais voltados ao museu do clube. Para Eduardo Pitaluga, a participação no projeto do Santos representa um ponto relevante dentro de uma trajetória construída no marketing esportivo ao longo de mais de duas décadas. “Posso dizer que trabalho duas vezes com o que amo: na minha profissão e com o meu time. Isso é para poucos”, conclui. (Murilo Aguiar)

 

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