FRACASSOU
Convocados Gestão anuncia saída das negociações para assumir SAF do São Bento
Informação é divulgada dias depois de o clube sorocabano ter confirmado que as tratativas estavam estagnadas
A Convocados Gestão e Futebol comunicou, em nota oficial divulgada na tarde desta quinta-feira (11), que encerrou, após cinco meses de tratativas, sua participação no processo que poderia levá-la à gestão da futura Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Esporte Clube São Bento. A informação foi divulgada dias depois de o clube ter confirmado que as negociações estavam estagnadas e que o prazo para entrega de documentos complementares havia expirado.
Em nota divulgada pelo Conselho Deliberativo, o São Bento havia informado que o grupo não enviou, até 2 de dezembro, os materiais solicitados pelo Conselho Fiscal, necessários para dar sequência à análise sobre a proposta. Com o prazo encerrado, o clube afirmou que a documentação já recebida continuaria em avaliação, mas que passaria a estar livre para ouvir novos interessados em investir no futebol são-bentista.
A Convocados, por sua vez, declarou que sua decisão é “puramente técnica” e reafirmou que, desde julho de 2025, as conversas com o São Bento foram realizadas com transparência perante conselheiros, sócios e investidores. O grupo também destacou que tratou o processo conforme seus critérios internos de negociação e anunciou o encerramento formal da participação.
As tratativas para a possível transformação do São Bento em SAF havia ganhado força no segundo semestre, quando uma assembleia de sócios chegou a ser convocada para 15 de novembro, mas acabou suspensa porque o Conselho Deliberativo condicionou o avanço do processo à entrega de documentos que comprovassem a capacidade financeira dos investidores. A proposta apresentada pela Convocados previa investimento aproximado de R$ 30 milhões ao longo de dez anos.
O grupo que deixou o processo reúne o economista Cesar Grafietti, especialista em finanças no esporte; o ex-zagueiro Roque Júnior, campeão mundial pela seleção brasileira; e o empresário Rodolfo Kussarev, ligado ao mercado financeiro. (Murilo Aguiar)