Buscar no Cruzeiro

Buscar

Elite do Vôlei

Agora é em casa

Renasce enfrenta o Barueri, às 18h30 de hoje, em busca da primeira vitória na Superliga Feminina de Vôlei; ingressos esgotaram em poucos minutos

05 de Novembro de 2025 às 20:51
Thaís Marcolino [email protected]
Lanterna da competição, time sorocabano quer se recuperar após derrota para o Mackenzie
Lanterna da competição, time sorocabano quer se recuperar após derrota para o Mackenzie (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Em busca da primeira vitória na Superliga Feminina de Vôlei, o Renasce Sorocaba conta com o apoio da torcida para o compromisso diante do Barueri, às 18h30 de hoje (6), no Ginásio do Sesi. O confronto, válido pela quarta rodada da competição nacional, marca a estreia da equipe em Sorocaba e promete casa cheia: os 450 ingressos disponibilizados ontem (5) se esgotaram em poucos minutos.

“Jogar aqui [em Sorocaba] é outro sentimento. A nossa torcida é quente, nos apoia o tempo todo, e isso vai nos ajudar nesse momento. Aqui nos sentimos confortáveis para fazer o nosso jogo. Mais do que vencer ou perder, o que faz diferença é a entrega, tanto para eles quanto para a gente”, comenta a capitã e ponteira Isa Paquiardi.

O “momento” a que Isa se refere é a situação delicada na tabela. O Renasce ocupa a lanterna da Superliga, com zero ponto e apenas um set vencido, conquistado na estreia diante do Sesi Bauru. O adversário desta noite também ainda não venceu, mas chega a Sorocaba com melhor desempenho: o Barueri soma três sets ganhos e 248 pontos marcados, contra 163 do Renasce.

No jogo passado, diante do Mackenzie, em Belo Horizonte, a equipe sorocabana teve uma atuação abaixo do esperado. As jogadoras não conseguiram se impor nem no ataque nem na defesa. Segundo o técnico Clóvis Granado, o principal problema foi o emocional. “O emocional não foi muito legal. Fizemos reunião e estamos treinando bastante a defesa, que foi o ponto em que mais erramos. Espero que elas [as jogadoras] tenham aprendido a lição: nenhum jogo se ganha na véspera, é dentro da quadra”, avalia o treinador.

Para evitar novos tropeços, Granado mudou a rotina da equipe. Os treinos voltaram a ser realizados em dois períodos, inclusive nos fins de semana. Na análise dos adversários, os vídeos de jogadas passaram a ser assistidos diariamente. “Como técnico, tenho de estar com o jogo mentalizado, saber se atacam no meio, na ponta. Tudo isso elas precisam memorizar e estar conscientes na hora da tomada de decisão”, explica.

Além disso, o treinador promoveu quatro atletas do sub-21 para ampliar as opções no banco: Brenda (oposta), Isabelli (levantadora), Rafa (oposta) e Anna Ott (ponta). Algumas podem ser relacionadas para o jogo, já que a levantadora Istefani sofreu uma torção e é dúvida. Diagnosticada com lesão de grau 1, ela deve ser substituída por Laura Sertic, que assume a titularidade.

Quase 30 anos depois

O jogo desta noite também marca um retorno histórico: é a primeira vez em quase 30 anos que Sorocaba recebe uma partida pela elite do voleibol nacional. A última ocorreu em 1997, com o Leites Nestlé que, no mesmo ano, se transferiu para Jundiaí. “Tenho muito orgulho do que fizemos na Série B para subir a A, mas não basta só subir, precisamos permanecer. Estamos lutando dia a dia. Vai ser uma emoção muito grande, estarei com um friozinho na barriga, assim como as jogadoras”, afirma Clóvis Granado.

Confiante em uma atuação diferente da apresentada contra o Mackenzie, o treinador garante entrega total diante do vice-campeão paulista. “Vamos enfrentar a atual vice-campeã de frente o tempo todo, mesmo sabendo que há jogadoras da seleção brasileira do outro lado. Vamos lutar até o fim, isso eu garanto”, conclui.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

1) Osasco - 8 pontos
2) Sesi Bauru 8 pontos
3) Minas - 8 pontos
4) Flamengo - 6 pontos
5) Praia Clube - 6 pontos
6) Fluminense 5 pontos
7) Maringá - 4 pontos
8) Mackenzie - 3 pontos
9) Brasília - 2 ponto
10) Tijuca - 2 ponto
11) Barueri - 2 ponto
12) Renasce Sorocaba - 0 ponto

JOGOS DO RENASCE

22/10 - Sesi Bauru 3 x 1 Renasce
25/10 - Osasco 3 x 0 Renasce
30/10 - Mackenzie 3 x 0 Renasce
6/11 - 18h30 - Renasce x Barueri
13/11 - 18h30 - Fluminense x Renasce
19/11 - 18h30 - Renasce x Praia Clube
16/11 - 18h30 - Tijuca x Renasce
1/12 - 21h - Brasília x Renasce
5/12 - 18h30 - Renasce x Maringá
12/12 - 21h - Flamengo x Renasce
19/12 - 18h30 - Renasce x Minas