Buscar no Cruzeiro

Buscar

Taça Cidade de Sorocaba

Risco de exclusão

Julgamento do caso envolvendo o América está marcado para hoje, no Ginásio Municipal de Esportes

04 de Novembro de 2025 às 21:27
Thaís Marcolino [email protected]
.
. (Crédito: .)

O América, equipe que disputa as quartas de final da Taça Cidade de Sorocaba, pode ser excluído do campeonato após um de seus jogadores agredir e xingar o árbitro durante a partida contra o Nova Esperança, no fim de semana. O julgamento do caso está previsto para hoje (5), às 19h, na sala de reuniões do Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira.

A possível sanção está prevista no artigo 69-A da Lei Municipal nº 8.474/2008, que rege os campeonatos de futebol varzeano de Sorocaba. O dispositivo trata de atos de violência contra árbitros, assistentes, organizadores, colaboradores ou membros da Justiça Desportiva, prevendo exclusão da competição por até cinco anos.

O julgamento será conduzido por três representantes do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), e o América terá a presença de seu advogado. O árbitro Bruno Muniz da Silva, alvo da agressão, não participará da sessão, já que o processo se baseia na súmula da partida, conforme informou a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav).

O edital de convocação, publicado no jornal Município de Sorocaba de segunda-feira (3), já trouxe uma sanção. Com base no artigo 61 do Código de Justiça Desportiva do Município de Sorocaba (CJDMS), o jogador Patrick Torelli Souza foi suspenso preventivamente por 30 dias. O atleta foi expulso aos 20 minutos do segundo tempo e, conforme a súmula, empurrou o árbitro com o peito, deu uma leve cabeçada e o xingou ao deixar o campo. O Cruzeiro do Sul procurou o América para comentar o caso, mas a diretoria informou que “não vai se manifestar no momento”.

A Taça Cidade, principal competição do futebol varzeano de Sorocaba e região, está na fase de quartas de final com as equipes América, Nova Esperança, Gunhê, Jardim dos Estados, Dálmatas, Maria Eugênia, Magnólia e Vila Helena. No total, 16 times participaram da fase de grupos, entre eles Lago Country, União Zona Norte, Paulistano, Josane, Vila Haro, Avenida, Unidos Zona Leste e Democratas.