Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Paulista

Quadrangular está de volta na Série A2

Sistema muda na segunda fase e agrada presidente do São Bento; competição começa dia 11 de janeiro

30 de Outubro de 2025 às 21:34
Thaís Marcolino [email protected]
Presidentes de clubes participaram de congresso na FPF
Presidentes de clubes participaram de congresso na FPF (Crédito: DIVULGAÇÃO / FPF)


 

O Campeonato Paulista Série A2 começará no dia 11 de janeiro de 2026 e trará algumas mudanças. A principal delas, o retorno do quadrangular e a chance de mais partidas na segunda fase. Os detalhes da competição foram definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF) na quarta-feira (29), na capital paulista, em congresso técnico com a presença dos representantes dos 16 times participantes. O presidente e o diretor de futebol do São Bento aprovaram a novidade.

“Melhora que na segunda fase agora são seis jogos e não só dois, que não dá tempo de recuperação caso vá mal em um jogo, por exemplo”, avalia o presidente do São Bento, Almir Laurindo, que esteve no congresso técnico.

A primeira fase não terá mudanças e segue com os 16 times se enfrentando em turno único em 15 rodadas. As agremiações com as duas piores pontuações caem para a A3. Na etapa seguinte, aí sim a novidade. As oito melhores equipes serão divididas em dois grupos, com direito a turno e returno. As duas mais bem posicionadas de cada chave disputam a semifinal que valerá, além de vaga na decisão, o acesso à elite estadual de 2027. Nessas fases, em caso de empate no placar agregado, valerá a melhor campanha.

No quadrangular, os grupos serão compostos por 1º, 3º, 6º e 8º colocados da primeira fase em uma chave; e 2º, 4º, 5º e 7º em outra. Os líderes de cada grupo enfrentam os segundos colocados na semifinal, tendo as equipes de melhores campanhas na somatória das fases a vantagem do empate no placar agregado e de decidir em casa.

Com o número maior de jogos na segunda fase, o diretor de futebol do São Bento, Roni Zinkoski, acredita que o quadrangular ainda pode ajudar em outros aspectos, como renda. “Aí vai ter mais jogos, mais chances de classificação, então achei bem bacana e vai melhorar tudo, jogos e renda”, opina.

Em 2025, a A2 do Paulista contará com dois representantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS): São Bento e Ituano. Além deles, também participam da competição Água Santa, Inter de Limeira, Taubaté, Ferroviária, XV de Piracicaba, São José, Santo André, Grêmio Prudente, Oeste, Juventus, Linense, Votuporanguense, Sertãozinho e Monte Azul.

Sem definição

Com a data de início do Paulista fixada para 11 de janeiro, agora restam pouco mais de dois meses para a bola rolar e o São Bento ainda não fez nenhum anúncio em relação à A2, como técnico e elenco. O clube sorocabano está em processo para se transformar em Sociedade Anônima de Futebol (SAF), mas conforme o diretor de futebol em entrevistas anteriores, apesar de a SAF ainda não estar definida, nada impede as conversas com os jogadores.

O Cruzeiro do Sul voltou a questionar Roni ontem (30) sobre o planejamento para 2026. Ele disse que “as coisas estão caminhando, mas ainda sem definição”. O São Bento, com isso, acaba se tornando um dos times atrasados na preparação para a temporada 2026. O vizinho, Ituano, por exemplo, começou a anunciar as primeiras peças do elenco no início de setembro e todo o plantel se apresenta nos próximos dias. (Thaís Marcolino)