Esportes
Salto recebe etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico em outubro
Inscrições são gratuitas e já estão abertas
Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), será uma das cidades-sede do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que acontece entre os dias 28 e 31 de outubro. O projeto estadual tem como objetivo capacitar profissionais e estudantes de Educação Física para o ensino e o incentivo ao esporte paralímpico.
A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio das Secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Criado em 2021, o programa já passou por mais de 80 municípios e formou mais de 12 mil pessoas.
Durante os quatro dias de evento, os participantes receberão treinamento teórico e prático em modalidades como atletismo, halterofilismo, futebol de cegos, goalball, basquete em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e natação.
As aulas abordam fundamentos técnicos e adaptações necessárias para o desenvolvimento das atividades com pessoas com deficiência. Podem participar professores e estudantes do último ano de Educação Física, além de profissionais que já atuam com conteúdos esportivos. É exigida a realização prévia do curso virtual Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte, da Educação Paralímpica.
Em 2023, o programa promoveu 36 etapas em diferentes cidades paulistas, com mais de 4,2 mil participantes certificados. Neste ano, o mesmo número de etapas será mantido.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site paralimpico.com.br
Serviço
Etapa PARALÍMPICO Salto
De 28 a 31 de outubro
Guardinha – Escola Humanidade: rua Winston Churchil, 416, Bela Vista – Salto (SP)