Mudanças anunciadas
CBF revela calendário da temporada 2026 com Brasileirão em janeiro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou ontem (1º) o novo calendário do futebol brasileiro, que entrará em vigor para o próximo quadriênio entre 2026 e 2029. Entre as principais novidades estão a final da Copa do Brasil em jogo único em dezembro, com sede a ser definida pela entidade, e o início do Campeonato Brasileiro em janeiro — o que fará com que as equipes disputem a competição simultaneamente aos Estaduais.
O novo calendário faz com que o Brasileirão passe a ser disputado entre janeiro e dezembro de cada temporada. Em 2026, terá início em 28 de janeiro e se encerra em 2 de dezembro. Isso fará com que os Estaduais sejam reduzidos, com um limite de 11 datas. A Federação Paulista de Futebol (FPF) já trabalha com esse novo formato e estuda a possibilidade de replicar o modelo da Champions League para o Estadual, com uma primeira fase disputada por pontos corridos.
As mudanças no calendário, segundo a CBF, se devem a um excesso de jogos disputados pelos principais clubes da Série A — sete equipes chegaram a entrar em campo mais de 70 vezes na temporada passada — e a apenas 14% dos clubes filiados à entidade terem um calendário nacional ao longo do ano.
A Copa do Brasil também será reformulada a partir da próxima temporada. As cinco primeiras fases serão disputadas em jogo único e as equipes da Série A entrarão a partir da quinta rodada — oitavas, quartas e semifinais mantém o modelo de ida e volta.
A principal mudança será a final a ser disputada em jogo único, em 6 de dezembro, no encerramento da temporada do futebol brasileiro, em sede a ser definida pela entidade — em que será considerada a capacidade das cidades a receberem a decisão. Também terá um aumento de 92 para 126 clubes em 2026 e 128 a partir de 2027.
Tanto Copa do Brasil, como do Brasileirão, passam a se assemelhar a modelos do futebol europeu, como na Inglaterra. No caso da Copa, a competição passará a ter 14 datas e um aumento no número de partidas, com 155 até 2029. (Estadão Conteúdo)
NOVO CALENDÁRIO
- Campeonato Brasileiro: de 28/01 a 02/12, formato mantido
- Série B: início em 21 de março e término e 28 de novembro
- Séries C e D: início em 5 de abril, aumento no número de clubes e novo formato
- Copa do Brasil: início em 18 de fevereiro; final em jogo único em 06/12, no encerramento da temporada. 126 times em 2026 e 128 a partir de 2027
- Estaduais: início em 11/01, com um máximo de 11 datas; finais em março
- Copa Sul-Sudeste: 12 clubes, entre março e junho, com até dez datas
- Copa do Nordeste: 20 clubes, entre março e junho, com até dez datas
- Copa Verde: 24 clubes, com “conferências” da Copa Norte e Centro Oeste, entre março e junho, com até dez datas
- Supercopa do Brasil: 24 de janeiro, partida inaugural do calendário