Basquete
Após eliminação, LSB mira na Liga Ouro e busca mais apoio financeiro
Rinaldo deixou claro que a contratação de jogadores é prioridade para 2026
Depois de uma temporada marcada por resultados negativos em quadra e pela eliminação ainda na Fase de Realinhamento do Campeonato Paulista da Divisão Especial
A-1, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB) já volta as atenções para o planejamento de 2026. Apesar das dificuldades — como os diversos desfalques durante o torneio — o técnico e gestor da equipe, Rinaldo Rodrigues, mantém o foco no futuro.
Uma das principais iniciativas de Rinaldo é a busca por mais apoio financeiro e estrutural. Ele tem articulado conversas com a Prefeitura de Sorocaba e busca atrair novos patrocinadores para ampliar o orçamento da equipe. Na terça-feira (23), por exemplo, o dirigente usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal para pedir mais investimentos no esporte local, especialmente por meio de emendas parlamentares. “Se um atleta se machuca, ele não vai pedir para a prefeitura fazer a cirurgia, e uma cirurgia de joelho hoje custa quase R$ 17 mil”, exemplifica.
Rinaldo avaliou a reunião como positiva e destacou a atenção recebida pelos vereadores. No entanto, fez um alerta: são mais de dez anos de atraso no investimento no esporte de alto rendimento. “É sempre uma luta, mas, com todos apoiando, podemos fazer do esporte sorocabano algo profissional e não apenas uma ferramenta para ‘passar o chapéu’. Não é simples fazer esporte de alto nível e somos um braço do poder público”, afirma.
Reforços e novos objetivos
O treinador também deixou claro que a contratação de jogadores é prioridade para 2026, com o objetivo de tornar a equipe mais competitiva nos próximos torneios. “Queremos deixar de ser apenas coadjuvantes e brigar de igual para igual com os grandes”, avalia.
Ele reforçou ainda a importância do apoio da torcida e de patrocinadores para tornar os jogos da LSB mais atrativos. “Precisamos urgentemente de patrocínio e de transformar nossos jogos em eventos, não apenas em partidas em que um ganha e outro perde. O torcedor tem de ver que a LSB pode trazer os melhores do País para nossa cidade. Sem apoio, será impossível continuar.”
O que vem por aí
O planejamento da temporada 2026 já está em andamento. Entre janeiro e fevereiro, está prevista a preparação da equipe. Em seguida, em fevereiro, a LSB disputará novamente a Liga Ouro, competição que garante acesso direto ao Novo Basquete Brasil (NBB). Em julho, a equipe sorocabana participa dos Jogos Regionais, enquanto o Campeonato Paulista tem início em agosto. A temporada será encerrada em dezembro, com os Jogos Abertos do Interior.
Balanço da temporada
Em 2025, a LSB voltou a disputar a Liga Ouro no primeiro semestre e alcançou as semifinais, sendo eliminada pelo Cruzeiro. Já no segundo semestre, pelo Paulista, o desempenho foi inferior. A equipe sorocabana terminou a primeira fase em nono lugar, com apenas três vitórias e sete derrotas. Na Fase de Realinhamento, ficou em sexto no Grupo B. Ao todo, foram 15 partidas no Campeonato Paulista, com apenas três vitórias e 12 derrotas.
Apesar do encerramento precoce na competição estadual, a equipe ainda tem compromissos pela frente. A partir do próximo mês, a LSB disputa a 87ª edição dos Jogos Abertos do Interior, que será realizada em Ribeirão Preto e organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.