Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ciclismo

Volta pela região

18 de Setembro de 2025 às 22:49
Thaís Marcolino [email protected]
Prova segue até domingo e percorre 695 quilômetros por cinco municípios 
paulistas: vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira
Prova segue até domingo e percorre 695 quilômetros por cinco municípios paulistas: vale pontos para o ranking da Confederação Brasileira (Crédito: IVAN STORTI / FPCICLISMO)

Após mudanças no itinerário e atraso na saída da capital paulista, a Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo passou por Sorocaba na manhã de ontem (18), onde foi realizada a premiação dos campeões da primeira etapa. Em seguida, os atletas seguiram para Boituva, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Hoje (19), os ciclistas seguem para Indaiatuba, no sudoeste do Estado, na terceira etapa da competição.

Segundo a Federação Paulista de Ciclismo, o plano inicial era que o pelotão, com mais de cem atletas, largasse do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com destino a Sorocaba. No entanto, o trânsito intenso causou um atraso na saída, que foi remanejada para Barueri. A primeira etapa foi encerrada na Estrada dos Romeiros, em Itu, com percurso de 62,2 quilômetros — decisão tomada pelo diretor técnico da prova.

O vencedor da primeira etapa foi João Pedro Rossi, da equipe Swift Pro Cycling (Ribeirão Preto), seguido por Igor Molina (Pindamonhangaba Cycling Team) e Lauro Chaman (Soul Cycles Santos). A cerimônia de premiação foi realizada no Paço Municipal de Sorocaba. “Foi uma prova rápida, curta, mas muito intensa, com muitas curvas e subidas. No quilômetro 15, saí numa fuga com outros três ciclistas e consegui vencer no sprint. Mesmo não sendo minha especialidade, deu certo. A ideia era ganhar tempo em relação ao pelotão”, destaca João Pedro, atual campeão brasileiro de contrarrelógio.

Na sequência, por volta das 11h, o grupo seguiu para Boituva. Após 90 quilômetros percorridos em 1h47min35s, o jovem Vinícius dos Santos, de 21 anos, da equipe São José Ciclismo/Instituto Athlon, conquistou a vitória da segunda etapa.

Atual campeão brasileiro sub-23, o paranaense comentou que a etapa foi desafiadora. “Foi uma prova rápida e quente, com duas metas volantes e várias subidas. Nos últimos cinco quilômetros, o ritmo aumentou muito, cada ciclista defendendo sua camisa. Faltando uns 800 metros, arranquei na frente e consegui vencer”, relata.

Após as duas etapas, João Pedro Rossi lidera a classificação geral individual, com tempo acumulado de 3h11min03s. Igor Molina está em segundo, com 3h11min06s, seguido por Lauro Chaman, com 3h11min07s. Com a vitória, Vinícius dos Santos subiu para a quarta colocação, com 3h11min13s. A segunda etapa foi encerrada com 18 ciclistas fora da competição.

A Volta Ciclística Internacional do Estado de São Paulo é válida para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo e pertence à Classe 2A, uma das mais importantes do calendário nacional. Após 11 anos fora do circuito oficial, a competição retorna neste ano com percurso total de 695 quilômetros, dividido em cinco etapas.

Além de Sorocaba e Boituva, a prova também passa pelos municípios de Mairiporã, Indaiatuba e Guarulhos, terminando no domingo (21), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O último dia também contará com uma etapa voltada para ciclistas amadores a partir de 18 anos.

Ao todo, 19 equipes participam da edição 2024 da Volta Ciclística, incluindo duas estrangeiras: Harmonia Cycling Social Club (Uruguai) e a seleção de ciclismo de Guiné-Bissau. O Estado de São Paulo lidera em número de equipes, com 14 inscritas. Sorocaba conta com seis ciclistas na disputa. Completam a lista a ACRS Cycling Team (SC), Emthos (BA) e a seleção gaúcha de ciclismo (RS). Outras informações podem ser obtidas no site fpciclismo.org.br.

CLASSIFICAÇÃO

RANKING DA 2ª ETAPA
1º) Vinícius Silva dos Santos (São José Ciclismo/Instituto Athlon) - 1h47min35s
2º) Luiz Fernando Bomfim de Almeida (Emthos) - 1h47min35s
3º) Kácio Fonseca da Silva Freitas (Swift Pro Cycling/Ribeirão Preto) - 1h47min35s
4º) Lucas Manuel Gaday Orozco (Harmonia Cycling Social Club/ARG) - 1h47min35s
5º) Gabriel Heines de Lima Mendonça (AGI Cycling Team) - 1h47min35s

INDIVIDUAL GERAL
1º) João Pedro Rossi (Swift Pro Cycling/Ribeirão Preto), 3h11min03s
2º) Igor Teodoro Molina (Pindamonhangaba Cycling Team), 3h11min06s
3º) Lauro César Mouro Chaman (Soul Cycles Santos), 3h11min07s
4º) Vinícius Silva dos Santos (São José Ciclismo/Instituto Athlon), 3h11min13s
5º) Luiz Fernando Bomfim de Almeida (Emthos), 3h11min19s

GERAL POR EQUIPES
1º) Swift Pro Cycling/Ribeirão Preto, 9h34min12s
2º) Pindamonhangaba Cycling Team, 9h34min12s
3º) Taubaté Cycling Team, 9h34min15s
4º) São José Ciclismo/Instituto Athlon, 9h34min20s
5º) ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, 9h34min59s