Festa e merecimento
Panathlon homenageia 156 personalidades do esporte e educação física
O Teatro Municipal de Sorocaba recebeu, na noite de terça-feira (16), a cerimônia do 43º Prêmio do Esporte e da Educação Física, promovido pelo Panathlon Club Sorocaba. Ao todo, 156 personalidades que ajudaram a construir a história esportiva do município foram homenageadas. Na ocasião, foram entregues seis medalhas de Mérito Esportivo, 13 da Educação Física e uma de Benemérito, além de 84 de Destaque do Esporte Convencional, 25 da Terceira Idade e 27 para Atletas com Deficiência (AcD).
Segundo a diretoria local do Panathlon, as condecorações de Mérito Esportivo são destinadas a personalidades que contribuíram de forma relevante para o esporte em âmbito local, nacional e internacional. Entre os premiados estiveram Rivaldo Tavares (dirigente esportivo), Miltes Ferraz (basquete), Antonio Marcos Walter (futebol), Claudinei Lisboa Belo (bocha), Joel Lucas Vieira de Oliveira (atletismo) e Djalma Santos Fogaça, homenageado pelos feitos no automobilismo desde 1982. “Já fui reconhecido em outras ocasiões, como destaque do ano, mas agora recebo pela primeira vez o Mérito Esportivo. Aos 62 anos, é um orgulho muito grande conquistar um prêmio dessa importância”, diz o piloto, conhecido como “Caipira Voador”, que adiantou ao Cruzeiro do Sul que voltará às pistas em breve.
O prêmio Destaque do Esporte contemplou atletas sorocabanos ou integrantes de equipes que representaram a cidade em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais e conquistaram medalhas de ouro em 2024. Nessa categoria, o projeto AcD (Atletas com Deficiência) teve 27 reconhecidos. Para o coordenador e professor do grupo, Willian dos Santos, a homenagem é um incentivo. “É um momento de valorização para atletas e comissão. Um estímulo para que sigam treinando e alcancem novas conquistas nos próximos anos”, destaca.
Em 2024, a equipe foi campeã regional dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo e vice-campeã estadual, além de obter títulos no Campeonato Paulista e em meetings da modalidade.
Os profissionais da educação física também tiveram reconhecimento especial. Entre eles, Silmara Cristina dos Santos, com três décadas de atuação e especializações em balé, manifestações folclóricas, educação do movimento e recreação. “É um orgulho imenso estar entre os 12 homenageados. Um mérito que jamais imaginei receber, pois são muitos profissionais competentes. Esse prêmio confirma que estou no caminho certo”, afirma.
Já a categoria Benemérito da Educação Física foi criada para homenagear pessoas sem registro profissional, mas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da área.
O evento contou com a parceria da Câmara de Sorocaba, por meio de emendas parlamentares, e do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (CREF4/SP). Também teve apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), do Colégio Politécnico, do jornal Cruzeiro do Sul e da JJ3 Imóveis.