Reconhecimento
De novo na seleção
Vladimir Godoi, fundador da Lisoboxe, soma a nona convocação da carreira e reforça delegação do Estado em campeonato nacional
O sorocabano Vladimir Juliano de Godoi é um dos três técnicos que vão compor a comissão do Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Boxe Cadete e Juvenil Masculino e Feminino, que será disputado entre 21 e 27 deste mês, em São Paulo. A convocação, feita pela Federação Estadual de Boxe de São Paulo (Feboxesp), marca a nona participação do profissional, que fundou e dirige a Liga Sorocabana de Boxe e Artes Marciais (Lisoboxe) há 20 anos.
Para ele, a chamada reforça a consistência do trabalho. “É uma alegria porque a convocação confirma a qualidade do planejamento e de um trabalho de longo prazo. Ir para um Brasileiro, de base ainda, representa muito também para o projeto social que temos aqui [em Sorocaba]. Vou adquirir mais experiência e conhecimento e depois trazer para cá, replicando, claro, nos cursos de formação que oferecemos”, comenta.
Embora só se apresente presencialmente na semana de início do campeonato, Vladimir já atua à distância em reuniões on-line, discutindo estratégias e a preparação dos atletas.
Apesar da experiência na elite do boxe brasileiro, o sorocabano admite que a ansiedade ainda existe. “Minha expectativa é a melhor possível para buscar o máximo de conhecimento. Como não é minha primeira convocação para a seleção paulista, aquela grande agitação ficou lá atrás. Hoje, a sensação é de felicidade pela oportunidade de crescimento e aprendizado”, diz.
O Brasileiro de Boxe Cadete e Juvenil reúne jovens de 15 a 18 anos, que fazem a transição da iniciação competitiva para o alto rendimento, muitos deles ingressando em seleções nacionais e disputas continentais e mundiais. O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe).
Além de Vladimir, completam a equipe de técnicos Jefferson Merim Meidas, da Associação Campineira de Boxe, e Marcelo Luis Bagatti Junior, da MMboxe. Para as disputas, foram convocados oito atletas no feminino e 12 no masculino, que lutarão no Ginásio Poliesportivo CE Lapa, o “Pelezão”, na capital paulista.
Quem é Vladimir?
Com mais de duas décadas dedicadas à educação física e ao boxe, Vladimir integra a Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Entre 2005 e 2010, foi técnico da Seleção Brasileira de Boxe Olímpico, atuando no planejamento e condução de ciclos olímpicos com os principais atletas do País.
Em Sorocaba, fundou em 2005 a Lisoboxe, que revelou talentos como Abner Teixeira, medalhista olímpico formado em projetos sociais locais, e Luiz Carvalho, além de colecionar medalhas em Jogos Abertos do Interior, Brasileiros e Taça São Paulo.
Autor de produções científicas e palestrante em eventos regionais e nacionais, o treinador acumula reconhecimentos, como os prêmios “Destaque Estadual como Técnico de Boxe Olímpico” (Feboxesp, 2019) e “Mérito Esportivo Treinador de Boxe” (Panathlon Club Sorocaba, 2019), entre outros troféus municipais e regionais.