Buscando talentos
Foco em 2026
Time sub-20 do São Bento planeja peneira visando a Copinha e o Paulista após a permanência na 1ª Divisão
Encerrada a participação no Campeonato Paulista Sub-20 de 2025, o São Bento já volta suas atenções para a próxima temporada. A base realizará peneiras abertas e gratuitas voltadas a atletas nascidos entre 2005 e 2007. A avaliação para o time sub-20, sob comando do técnico Kike Andrade, está prevista para amanhã (8), a partir das 8h, no Centro de Treinamento Humberto Reale, na Vila Hortência. Outras informações estão disponíveis no perfil oficial do clube no Instagram: @ecsaobento1913.
Segundo Kike, as peneiras são estratégicas para a montagem do elenco de 2026. “Como não temos condições de pagar salários de R$ 10 mil, R$ 15 mil, como fazem grandes clubes, precisamos buscar atletas com qualidade. Em 90 dias, trabalhamos para colocá-los em forma e em condições de jogo”, explica.
A primeira competição da temporada será a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro. No segundo semestre, o foco estará novamente no Campeonato Paulista da Série A.
Salto positivo
Apesar de não se classificar, o Bentinho conseguiu atingir sua meta inicial: se manter na 1ª Divisão do Paulista Sub-20. A equipe terminou em 36º lugar entre 142 participantes — 48 na Série A e 84 na Série B. Em 2024, havia encerrado em 16º lugar na classificação geral.
Para Kike, a temporada trouxe saldo importante. “Tivemos cinco ou seis atletas treinando com o profissional, e alguns serão emprestados para outras equipes. O principal objetivo da base é revelar, e isso temos cumprido ano a ano”, ressalta.
Entre os destaques estão Eduardo (zagueiro) e Jean (lateral-esquerdo), que atuaram pelo time principal na Copa Paulista 2025. Também se profissionalizaram Murilo (volante), Giovani (meia-atacante), Erik (zagueiro) e Clebinho (atacante). Além deles, quatro atletas foram emprestados: Flavinho e Carlos Henrique (Pouso Alegre), Kauan (Vasco) e Mateus (Londrina).
Na campanha deste ano, o São Bento somou 15 pontos em 15 rodadas: quatro vitórias, três empates e oito derrotas, ficando em 12º lugar no Grupo 2. O artilheiro foi Thiago Silva, com quatro gols, seguido por Cleber, com três.
O técnico ressalta as dificuldades enfrentadas. O time caiu em um grupo considerado um dos mais fortes, com adversários como Palmeiras, Red Bull Bragantino, Corinthians, Portuguesa e Ituano. “Foi o campeonato mais difícil. Enfrentamos equipes com grande investimento e boa estrutura”, avalia.
Outro entrave foi a indefinição em torno da SAF. “Fui avisado em cima da hora que continuaria no cargo. Tivemos de usar as cinco ou seis primeiras rodadas como pré-temporada, montando a equipe com jogadores que chegaram ao longo da competição”, explica Kike.
Além disso, problemas de infraestrutura e a perda de recursos limitaram a preparação. Ainda assim, a permanência na Série A e o aproveitamento de jovens no profissional reforçam o trabalho da base são-bentista.