Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futsal

Torneio Cruzeirinho tem início com goleada e ação ambiental

O primeiro gol da competição também resultou no plantio de um ipê branco no Ginásio Municipal

06 de Setembro de 2025 às 17:59
Thaís Marcolino [email protected]
As primeiras cinco partidas foram realizadas no Ginásio Municipal de Sorocaba
As primeiras cinco partidas foram realizadas no Ginásio Municipal de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)

Aos 3 minutos e 27 segundos de bola rolando, saiu o primeiro gol da 45ª edição do Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes, o Cruzeirinho 2025. O autor foi Lorenzo Oliveira Ribeiro, 8 anos, atleta do CAF, de Boituva. A equipe enfrentou os Futuros Craques, de São Miguel Arcanjo, e venceu por 6 a 0. A partida foi válida pela categoria sub-8.

O jogo, realizado na tarde deste sábado (6), no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba, marcou a abertura oficial da competição. Além deste confronto, o local recebeu outros quatro jogos, encerrando o primeiro dia de disputas com 27 gols no tempo regulamentar e três convertidos em cobranças de pênaltis.

Os demais resultados foram: CAF 1 x 6 Futuros Craques (sub-10), Elias Fausto 1 (1) x (2) 1 (sub-12), Sesi Votorantim 5 x 2 Piedade (sub-12) e Sesi Votorantim 4 x 1 Piedade (sub-16). Como previsto no congresso técnico, o sistema adotado é o de eliminatória simples: quem perder, está fora do torneio.

O dia também marcou o início de uma parceria entre as secretarias de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav) e de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Sema). Como parte da ação conjunta, a cada primeiro gol de uma partida será plantada uma muda de árvore no jardim do ginásio municipal. Lorenzo foi o primeiro a participar da iniciativa. “Eu gostei de plantar, foi bem legal”, comenta. “Já vim sabendo que ia fazer o gol, estava nos meus planos, e fiquei muito feliz por ser o primeiro e por o nosso time ter passado. Já estou ansioso para o próximo jogo.”

A muda plantada foi de ipê-branco. A expectativa é de que, até o fim do torneio, o número de árvores plantadas corresponda ao total de gols marcados em todas as rodadas.

Participaram da solenidade de abertura representantes da Sequav, da Sema e da Câmara de Vereadores, além do presidente do Panathlon Club Sorocaba e ex-jogador de futebol Ademir de Barros, o Paraná. O Cruzeirinho é organizado pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida, com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.

Apoio que faz a diferença

Enquanto a bola rolava, um misto de energia e ansiedade era perceptível tanto dentro de quadra quanto na arquibancada. A cada lance e roubada de bola, até barulho de vuvuzela era possível ouvir no jogo do Sub-8 entre o CAF e o SMA. Os donos do item eram os pais do Lorenzo, que valorizaram o torneio pela oportunidade de crianças melhorarem o desempenho no esporte. “Ele (Cruzeirinho) é um ótimo incentivo para manter a saúde e a gente está sempre aqui apoiando os sonhos dele”, expressa o pai e especialista em inteligência de mercado, Ruben Estevan Ribeiro, de 34 anos.

Quem também estava na torcida pelo filho que jogava pelo Sub-11 era Adelmo da Fonseca Amorim. O vendedor de 40 anos se apresentava animado com a chance do pequeno desenvolver a prática esportiva. “A gente já joga junto em Boituva e, onde tem competição, sempre acompanho, não importa onde.”

Galeria

Confira a galeria de fotos