Temporada 25/26
Orgulho de toda a família
Goleiro com raízes em Sorocaba é contratado pelo Paris Saint-Germain, um dos maiores clubes de futebol do mundo
O novo goleiro do Paris Saint-Germain (PSG) é um brasileiro. Trata-se de Renato Marin que, apesar de ter nascido em São Paulo, tem boa parte de suas raízes fincadas no interior paulista, mais precisamente em Sorocaba. Para seu avô, Jair Belluci, que acompanhou as primeiras práticas esportivas e o desenvolvimento do neto no futebol, orgulho é o que não falta.
O aposentado contou que, quando criança e até mesmo na juventude, nos períodos em que Renato vinha a Sorocaba — a família materna é daqui — o atual goleiro sempre gostou de praticar esporte, independente da modalidade. Contudo, foi com o incentivo do avô, entre os passeios em clubes da cidade, que se desenvolveu e escolheu os gramados como profissão.
“Tenho certeza de que vai dar tudo certo para ele lá [em Paris] e eu tenho muito orgulho do caminho que trilhou. Sempre que pude, o acompanhava e a minha torcida está cada dia maior”, comenta Jair Belluci.
Quem é?
Nascido em 2006 e com dupla nacionalidade (brasileiro e italiano), Renato Belluci Marin iniciou a trajetória no futebol nacional passando pelo São Paulo e pelo Palmeiras, ainda nas categorias de base.
Em 2020, junto com a família, se mudou para a Itália, onde passou a integrar as categorias de base da Roma. No clube, o goleiro estreou pela categoria sub-17 em 2022. Na ocasião, foi considerado como um dos melhores da categoria.
Na temporada 2022/23, ainda pelo sub-17, o defensor fez parte do grupo que conquistou o título do campeonato sobre a Inter de Milão. No mesmo ano, participou de três partidas pela equipe sub-18 do clube romano.
Em 2024, Marin foi convocado pela equipe principal da Roma, em partida realizada em casa contra a Atalanta, onde compôs o banco de reservas. Aos 17 anos, se tornou o goleiro titular sub-19 da equipe italiana, onde ganhou rodagem no elenco disputando 39 partidas — 13 delas sem sofrer gols — ao longo da temporada 2023/2024.
Ida para o PSG
O anúncio de Renato, hoje com 19 anos, como novo goleiro do time europeu foi em 17 de julho. Ele reforçará o PSG para a temporada 2025/2026. O jovem jogador chegou a ser sondado por outros clubes, mas a proposta do time francês o conquistou mais, sobretudo pelo comando da equipe, o técnico espanhol Luis Enrique.
“Foi o projeto e a confiança que o clube têm nos jovens. É uma oportunidade incrível para mim fazer parte de uma equipe tão forte e que joga um futebol espetacular”, comenta o jovem goleiro. “Vou aprender muito jogando com eles. Tenho certeza de que vou crescer como jogador e evoluir sob o comando de um treinador como Luis Enrique, que foi um jogador extraordinário. É algo incrível.”
Galeria
Confira a galeria de fotos