Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sonho

Jovem sorocabano é destaque nas competições de kart

Aos 13 anos, João Henrique Rodrigues Francisco brilha e se prepara para as próximas curvas rumo ao automobilismo profissional

26 de Julho de 2025 às 22:08
Cruzeiro do Sul [email protected]
João Francisco tem muitos sonhos, sempre dentro das pistas
João Francisco tem muitos sonhos, sempre dentro das pistas (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Quando um paulista quietinho entra em um carro e começa a se destacar, as comparações são imediatas. E não poderia ser diferente. Os deuses do esporte sempre sorriem quando um brasileiro levanta uma bandeira de dentro do seu carro. Mais do que expectativas, é o sonho — o sonho de qualquer menino que se apaixona pela adrenalina do esporte. Não é diferente com João Henrique Rodrigues Francisco, sorocabano de 13 anos, que vem brilhando nas disputas de kart.

O menino que começou nas pistas por brincadeira logo se apaixonou e, pelo menos por enquanto, tem a certeza de que essa será sua vida. As mãos suadas, a balaclava, o som das rodas deslizando no asfalto duro, o ronco dos motores — tudo isso pulsa em seu cotidiano. Correndo desde 2022, o garoto já coleciona troféus. Em 2023, foi campeão da categoria Cadete Rookie da Copa São Paulo Light — considerada a competição mais importante do País — e da V11 Challenge, também na categoria Cadete Rookie.

Já em 2024, em sua estreia na categoria F4 Júnior da mesma competição, ficou com a oitava posição. Este ano, João figura entre os principais pilotos da categoria, ocupando a segunda colocação na Copa São Paulo Light e ainda vivo na luta pelo título.

Seus pais, Mauricio Francisco Júnior e Alice Francisco, apoiam a carreira e oferecem liberdade para que João faça suas próprias escolhas. Também auxiliam nos estudos. O piloto frequenta normalmente as aulas em Sorocaba, mas, quando precisa viajar para competir, busca alternativas com aulas on-line.

Busca apoio

“As corridas são assim: às vezes acabam logo depois da largada, outras, a seis voltas do fim.” A frase quase profética de Ayrton Senna pode resumir a carreira de quase todos os corredores. Algumas vezes, as corridas terminam antes mesmo de começar; outras, não terminam nem quando acabam. A próxima curva é sempre a mais importante. E João está se aproximando de uma das maiores de sua ainda curta carreira — uma bifurcação, uma decisão.

Para que sua trajetória continue e se sustente, é necessário sair do kart e escolher: trocar as marchas nas borboletas dos carros de fórmula ou seguir com a alavanca de câmbio dos carros de passeio.

A família de João busca patrocinadores, pois os custos são muito altos — especialmente se o caminho escolhido for o dos carros de fórmula. O jovem piloto demonstra preferência por seguir os passos de seus dois ídolos: o tricampeão Ayrton Senna e o holandês Max Verstappen, atualmente tetracampeão de Fórmula 1.

Caso a escolha seja pelas fórmulas, João deve seguir para a Fórmula Delta ou para a Fórmula Vee — categorias de base do automobilismo brasileiro, criadas para formar e preparar novos talentos que saem do kart rumo ao mundo dos monopostos.

Enquanto a Fórmula Delta apresenta chassis mais modernos e um visual mais próximo das categorias internacionais, a Fórmula Vee aposta na simplicidade mecânica e na exigência técnica, valorizando a pilotagem pura. Juntas, essas categorias cumprem papel essencial no desenvolvimento de pilotos, funcionando como porta de entrada para níveis mais avançados.

Caso opte pelos carros de passeio, há a possibilidade de ingressar em categorias monomarcas, como a Copa Shell HB20 ou a Copa Joy (Chevrolet Onix). Ainda existem categorias multimarcas, como as classes B e 1 da Turismo Nacional BR.

Simplesmente adorável

Quando o sol brilha no “Laranjinha”, em Interlagos, o coração bate mais forte. É nesse cenário que João realiza seus treinamentos. Atualmente, ele representa a equipe V11 Kart e tem como centro de preparação o kartódromo Ayrton Senna, localizado ao lado do Autódromo José Carlos Pace, no Complexo de Interlagos — principal palco do automobilismo brasileiro.

No autódromo, cinco brasileiros já ocuparam o lugar mais alto do pódio em corridas de Fórmula 1: Emerson Fittipaldi (2x), José Carlos Pace (1x), Nelson Piquet (2x), Ayrton Senna (2x) e Felipe Massa (2x). E, ao que tudo indica, o celeiro de talentos ainda está longe de se esvaziar.

Na sexta etapa da Copa São Paulo Light, João estreou no Kartódromo de Itu. Na ocasião, foram disputadas duas corridas, nas quais o sorocabano terminou em 3º e 2º lugares, respectivamente.

A Copa São Paulo Light retorna no dia 16 de agosto, com a sétima etapa da temporada, provavelmente no Kartódromo Ayrton Senna, em São Paulo. Antes disso, porém, o próximo compromisso de João será a disputa da 26ª edição da Copa Brasil de Kart, que acontece de 23 de julho a 2 de agosto, no Kartódromo Emerson Fittipaldi, na capital sergipana.

No coração de um menino de 13 anos pulsa a mesma coragem que move os grandes nomes do automobilismo. João ainda tem muitas curvas pela frente, mas já demonstra carregar não só o talento, mas também a determinação de quem nasceu para acelerar — provando que, às vezes, grandes caminhos começam com um simples toque no pedal.