Primeira
Time de Salto de Pirapora é a primeira SAF da região
Ex-diretor de futebol profissional do São Bento, Juliano Amorim cria time de futebol na cidade vizinha
O empresário sorocabano Juliano Amorim, 45 anos, ex-diretor de futebol profissional do São Bento, tornou-se dono do Clube Atlético Paulista, o CAP, agremiação com sede em Salto de Pirapora. Trata-se do primeiro time da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) a adotar o modelo Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O negócio foi concretizado no dia 12 deste mês.
Juliano explica que o CAP já nasceu dentro do formato mais moderno do futebol profissional. “Há clubes que são associativos, outros que são sociedade limitada, mas a SAF é o formato mais atualizado para todo o futebol”, comenta. O empresário, além de gerir a agremiação, foi o principal investidor.
Trabalhar o alto rendimento dos jogadores, bem como focar nas categorias de base são os objetivos do time de Salto de Pirapora, afirma Juliano Amorim. Conforme ele, atualmente, 70 jogadores fazem parte do grupo — integram as categorias sub-15 e sub-17. Os times, inclusive, estão se preparando para o Paulista Club de Clubes, competição prevista para agosto.
Os treinamentos são realizados, principalmente, no Estádio Municipal Jair Alves dos Santos, em Salto de Pirapora. E para abrigar os atletas que não são da região, um alojamento foi montado. “Para o próximo ano, a expectativa é de que outros quatro campeonatos façam parte do nosso calendário”, adianta o empresário sorocabano.
Sede da Copinha?
À frente da gestão do CAP, Juliano conta que a captação de jogadores para a categoria sub-20 também faz parte do planejamento. Outra novidade é a possibilidade de Salto de Pirapora ser sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026, com o CAP representando a cidade na maior competição de futebol sub-20 do País. A Federação Paulista de Futebol (FPF) ficou de dar a resposta ao empresário na primeira quinzena de agosto. “Se a gente conseguir ser cidade-sede, o sub-20 vai ser montado agora, de imediato, senão, fica mais para o fim do ano para jogar o Paulista, que é a partir de março”, explica o presidente do clube.
Quem é Juliano?
Juliano Amorim também foi patrocinador do time profissional do São Bento com a Unniroyal, empresa especializada em soluções de abastecimento, tratamento e condicionamento de água com sede no Éden, bairro da zona industrial de Sorocaba.
Ele se desligou do clube sorocabano em abril deste ano, logo após o fim do Campeonato Paulista da Série A2. No São Bento, o empresário estava desde 2019. Foi diretor de patrimônio e administrativo e, desde 2021, era diretor de futebol profissional — cargo agora ocupado pelo também empresário Roni Zinkoski.
O que é a SAF?
A SAF tem tomado as rodas de conversa há alguns anos. A lei foi criada pelo Congresso em agosto de 2021 e estipula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. Ou seja, incentiva a mudança de clubes em empresas, buscando profissionalizar a gestão e atrair investimentos.
Proposta para o São Bento segue parada
O Conselho Deliberativo do São Bento ainda não analisou a nova proposta de SAF para o clube sorocabano. O documento está com o departamento há uma semana. Conforme matéria do Cruzeiro do Sul, publicada no dia 15, a proposta foi encaminhada pela diretoria executiva.
Após duas tentativas frustradas de concretizar a SAF, os dirigentes do Bentão decidiram adotar uma postura mais cautelosa. O diretor de futebol profissional, Roni Zinkoski, confirmou, na ocasião, o recebimento da nova proposta. Ele disse que o Conselho é o responsável por definir os próximos passos e que existe um trâmite a ser seguido. Portanto, não se sabe se a negociação em questão seguirá ou não.
O Cruzeiro do Sul voltou a questionar o presidente do Conselho Deliberativo do São Bento, Wilson Vieira, na tarde de ontem (22). Ele se limitou a dizer que não havia novidades sobre a questão. (T.M.)
Galeria
Confira a galeria de fotos