Encontro
Summit debate ética, educação e promoção da atividade física
Com foco na integração entre ética, esporte e educação, foi concluído ontem (8), no Centro de Referência em Educação (CRE), em Sorocaba, o evento “Ética, Esporte e Educação Summit 2025”. A iniciativa foi promovida pelo Panathlon Club Sorocaba, em parceria com o Panathlon Internacional Distrito Brasil, e contou com apoio da Prefeitura de Sorocaba, além da Câmara Municipal e do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP).
O Summit teve início na segunda-feira (7), com atividades também realizadas no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, reunindo profissionais das áreas de educação física, pedagogia, técnicos esportivos, entidades assistenciais e outros interessados. O tema central foi “Educação Física, Esporte Escolar, Qualidade de Vida e Saúde: Referências e Tendências”.
Entre os destaques da programação do segundo dia estiveram os debates sobre promoção de estilos de vida saudáveis desde a infância, saúde física e mental dos jovens, inclusão de pessoas com deficiência na escola e no esporte, municipalização do desporto escolar, seleção e desenvolvimento de talentos e primeiros socorros na prática esportiva.
Participaram especialistas como os professores doutores Renan Turrini, Ademir Testa Jr., Antonio Carlos Bramante, João Francisco Godoy, Antonio Carlos Gomes, Ednei dos Santos e outros nomes de referência na área. “O evento contribuiu significativamente para a formação continuada dos professores de educação física da rede municipal, que puderam ter contato com renomados profissionais”, conta o professor Luis Gustavo Maganhato.
Assessor da diretoria do CREF4, Pedro Roberto Pereira de Souza, o Pedrinho, ressalta a importância do encontro. “Precisamos motivar nossos jovens à prática da atividade física, para que levem este hábito para a vida adulta, como parte de uma cultura de saúde e bem-estar”, afirma. (Da Redação)