Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jogos Regionais

Todos em Itapê

Jogos que chegam à 67ª edição começa hoje com mais de dez mil atletas

02 de Julho de 2025 às 23:22
Thaís Marcolino [email protected]
Reforçado, time da categoria sub-21 do Renasce representa Sorocaba no vôlei
Reforçado, time da categoria sub-21 do Renasce representa Sorocaba no vôlei (Crédito: FELIPE V. CUSTÓDIO / RENASCE SOROCABA)

Itapetininga será a sede da 67ª edição dos Jogos Regionais da 8ª Região Administrativa 2025. A cidade deve receber mais de dez mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, divididos em 24 modalidades diferentes. A competição, que reúne 49 cidades — a maioria da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) —, começa hoje (3) e segue até 13 de julho. A cerimônia de abertura será no Ginásio Municipal Ayrton Senna da Silva, Vila Barth, a partir das 19h30.

Em 2025, os atletas do interior paulista vão disputar os lugares mais altos do pódio nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3, biribol, bocha, caratê, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Segundo a Secretaria de Esportes do Estado, os Jogos Regionais deste ano têm uma modalidade a mais que em 2024 e duas categorias em disputa — sub-21 e livre.

“Tradição é o que define os Jogos Regionais, uma competição que chega aos 67 anos e continua em reformulação, levando sempre o melhor do esporte para os que estão apenas começando e para aqueles que já rodaram e buscam superar suas marcas”, comenta a secretária de Esportes do Estado, coronel Helena Reis.

Municípios

Uma das delegações com mais números de atletas é Sorocaba, com 400. Eles estarão divididos em 45 equipes que disputam as mais de 20 modalidades da edição. O Renasce Sorocaba será o representante no vôlei feminino e tentará buscar o tetracampeonato.

Para este ano, as jogadoras do sub-21 assumem a quadra — após encerrarem a participação na Copa São Paulo —, ao lado de quatro atletas da equipe principal: Carol (central), Letícia (levantadora), Laura Fabian (líbero) e Duda (oposta). “O restante da equipe vai seguir a preparação para a temporada 2025/2026 da elite do vôlei, de olho no Campeonato Paulista e na Superliga A”, explica o supervisor do Renasce, Douglas Santa Anna.

Já Votorantim chega para a 67ª edição com o dobro de atletas. São 141 — outros 26 da comissão técnica —, número bem maior do que no torneio realizado no ano passado, quando foram 52 competidores. O município chega na disputa com representantes nas seguintes modalidades: badminton, basquete, basquete 3x3, futebol, futsal, handebol, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia.

Em Iperó são 134 atletas, incluindo integrantes da comissão técnica e de apoio, que defenderão as cores da cidade nas modalidades futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia e tênis de mesa. Itapetininga, a cidade-sede, por sua vez, contará com 312 atletas, sendo 176 em categorias masculinas e 136 nas categorias femininas.

Em todo Estado

Não é apenas a 8ª Região que estará movimentada pelos próximos dias devido aos Jogos Regionais. Todo o Estado de São Paulo terá competições ao longo do mês. Segundo a Secretaria Estadual de Esportes, a da 7ª Região, que terá como sede Ourinhos, é a maior em número de cidades participantes, com 65. A competição que deve terminar por último é a de Ribeirão Preto, com previsão para encerrar em 26 de julho. São esperados 18 mil atletas. Além das medalhas, os Jogos Regionais são classificatórios para os Jogos Abertos do Interior que estão previstos para outubro e novembro.

CIDADES PARTICIPANTES

- Sorocaba
- Votorantim
- Iperó
- Itapetininga
- Alambari
- Alumínio
- Angatuba
- Araçoiaba da Serra
- Arandu
- Avaré
- Boituva
- Buri
- Cajati
- Campina do Monte Alegre
- Capão Bonito
- Capela do Alto
- Cerquilho
- Cesário Lange
- Iguape
- Ilha Comprida
- Itaberá
- Itaí
- Itapeva
- Itararé
- Itariri
- Itu
- Itupeva
- Jumirim
- Juquiá
- Laranjal Paulista
- Miracatu
- Paranapanema
- Pariquera-Açu
- Pedro de Toledo
- Piedade
- Pilar do Sul
- Porto Feliz
- Quadra
- Rafard
- Registro
- Ribeirão Branco
- Salto
- Salto de Pirapora
- Santana de Parnaíba
- São Miguel Arcanjo
- São Roque
- Sete Barras
- Tatuí
- Tietê