Sorocabano
Batizado no Ironman
Após completar a prova de Santa Catarina em dez horas e nove minutos, sorocabano Luca Rodriguez já se prepara para novos desafios
O que é mais difícil? Igualar o feito de Fidípides e correr 42 quilômetros em uma maratona? Nadar três quilômetros e oitocentos no mar? Ou pedalar os 180 km, que separam, por exemplo, Sorocaba de Santos? O fato é que todos são impressionantes. Mas fazer os três, de forma seguida, é ainda mais. Esta é a premissa do Ironman, competição disputada desde 1974. O esporte leva os atletas ao limite e expande as distâncias do triatlo olímpico, que possui distâncias menores: nado em águas abertas de 1,5 quilômetros, ciclismo de 40 km e corrida de 10 km.
E é este o feito que o sorocabano Luca Martins Mesa Rodriguez, 25 anos, fez. Ele participou de uma competição do Ironman em Florianópolis, Santa Catarina, no mês passado. O atleta, que estava participando pela primeira vez de um evento desta magnitude, conseguiu terminar a prova em dez horas e nove minutos. Resultado que, segundo ele, é excelente, ainda que acima da meta, que era de terminar em menos de dez horas. O campeão foi o argentino Luciano Taccone, com o tempo de 7h31min.
Para enfrentar o Ironman, Luca contou com uma preparação especial. Com acompanhamento nutricional, precisou se atentar à ingestão de proteínas, carboidratos e aminoácidos, fundamentais para evitar o desgaste excessivo do corpo e auxiliar na recuperação muscular. Também realizou sessões de agulhamento com um fisioterapeuta, técnica que visa reduzir os riscos de lesão e acelerar a recuperação dos músculos.
Carreira
O sorocabano sempre esteve ligado ao esporte, experimentando diversas modalidades durante a vida, tais como futsal, basquete e handebol. Mas a verdadeira paixão estava na natação. Quando a vida cobrou o preço da falta de tempo, com faculdade e trabalho, ele optou por ficar apenas nas águas. Com o tempo, quis ampliar os horizontes dos treinamentos e começou com corridas na rua. Logo, percebeu que estava perto do triatlo e comprou uma bicicleta para iniciar no ciclismo. “Primeiro a natação. Depois encaixei a corrida e por que não a bicicleta, né?”, resume Luca.
O atleta, que também compete em provas menores, já possui resultados importantes, como a primeira posição na categoria 1824 e 13º geral no Tri Day Series Sorocaba 2023 (distância olímpica); 2º colocado na categoria 1824 e 21º geral do Planeta Run Series; e 3º na categoria 1825 e 26º geral do Troféu Brasil de Triathlon.
Um passo para o futuro
Participar de uma prova como o Ironman é, para muitos atletas, a realização de um sonho. Para Luca, além da conquista pessoal, a experiência serviu como um divisor de águas em sua trajetória esportiva. O desafio extremo deixou lições sobre limites, superação e planejamento, mas também abriu espaço para reflexões sobre o que seu corpo pode oferecer em outras modalidades e formatos de prova.
Nos próximos anos, o atleta, que ainda tem a intenção de realizar outro Ironman, pretende focar em provas menores que exigem mais potência e velocidade, as quais, segundo ele, seu corpo responde melhor e é capaz de entregar resultados mais expressivos. Como as competições de distância olímpica e meio Ironman. A próxima prova que Luca irá correr será a Meia Maratona de Sorocaba, prevista para 13 de julho. (Vernihu Oswaldo)