Vôlei
Vem, Paulista!
Renasce confirma participação no Estadual de Vôlei e elenco começa a ser definido

O Renasce é uma das oito equipes que disputarão o Campeonato Paulista da Divisão Especial de Vôlei Feminino. O torneio é considerado o principal regional do País. Vão em busca do título, ao lado da equipe sorocabana, Osasco, Sesi Bauru, Pinheiros, Realizar Santos, Barueri, Louveira e São Caetano. A competição começa em agosto, mas a preparação em Sorocaba já teve início, inclusive, com o anúncio da chegada e da renovação de atletas.
O técnico do Renasce, Clóvis Granado, afirma que o Paulista é um dos campeonatos mais fortes do Brasil e que, neste ano, com a confirmação do Osasco, campeão da Superliga, tende a ser ainda mais difícil. “Nossa expectativa é ficar entre os quatro primeiros colocados”, adianta. No ano passado, a equipe sorocabana terminou em quinto.
Para atingir o objetivo já traçado, Clóvis Granado conta com o fato de o time estar com mais experiência. Prova disso é que, do elenco que disputou a temporada passada, dez jogadoras renovaram contratos. São elas: Letícia Araújo e Laura Sertic (levantadoras); Flávia Gimenes, Ana Carolina e Gabi Furlaneto (centrais); Laura Fabian e Audren Rose (líberos); Eduarda Dias (oposta); Isabela Paquiardi e Camilly Salomé (ponteiras).
Visando também para os demais campeonatos da temporada 2025/2026, a diretoria do Renasce segue reforçando o elenco. Até ontem (18), por exemplo, duas chegadas haviam sido anunciadas — Carol Godoi (central) e Pâmela Sanabio (oposta) — mas o técnico Clóvis Granado quer pelo menos quatro atletas.
“No planejamento da equipe deste ano, a gente tem avaliações completas com fisioterapeutas, oftalmologista, dentista, psicólogo, nutrólogo e tudo isso vai dar um embasamento maior para a gente conhecer nossas atletas”, relata Clóvis Granado.
Ainda conforme a diretoria do clube, as atletas retornam das férias na próxima segunda-feira (23) e, em julho, os treinos terão início. Assim, o elenco deve estar completo até o fim de julho.
Recém-chegadas
Das recém-chegadas, Pâmela Sanabio tem 25 anos e tem experiência na principal competição do vôlei nacional, a Superliga A. Na competição, a oposta já defendeu as camisas do Maringá e do Sesi Bauru. Chilena de nascimento, ela 1,87m de altura e no currículo possui a conquista de um Campeonato Carioca, da Copa Pan-Americana Sub-23 e um vice paulista.
Com 1,90m, a central Carol Godoi retorna ao Brasil para defender o Renasce após um tempo fora. Ela atuou em vários times da Europa: Volley Dudingen (Suíça), Jav Olímpico (Espanha) e Dukla Liberec (República Tcheca). Natural de São Paulo, por aqui já jogou pelo Pinheiros, Osasco, São Caetano e Brasília Vôlei.
ELENCO
Levantadoras
Letícia Araújo e Laura Sertic
Centrais
Flávia Gimenes, Ana Carolina, Gabi Furlaneto e Carol Godoi
Líberos
Laura Fabian e Audren Rose
Oposta
Eduarda Dias e Pâmela Sanabio
Ponteiras
Isabela Paquiardi e Camilly Salomé
Participantes e sistema de disputa
De acordo com a Federação Paulista de Volleyball (FPV), as oito equipes confirmadas no Campeonato Paulista da Divisão Especial de Vôlei Feminino se enfrentarão em turno único na primeira fase. As quatro primeiras colocadas avançam às semifinais e as duas vencedoras decidirão o título.
Nas semifinais e finais, os confrontos serão em dois jogos, com desempate pelo golden set (set extra). A tabela dos jogos ainda não foi divulgada. Na edição passada, Osasco venceu os dois jogos do playoff final contra o Sesi Bauru, ambos por 3 a 1, e, assim, se sagrou campeão pela 18ª vez.
PARTICIPANTES
Renasce Sorocaba
Barueri
Louveira
Osasco
Pinheiros
São Caetano
Sesi Bauru
Realizar Santos
Galeria
Confira a galeria de fotos