Buscar no Cruzeiro

Buscar

Super mundial

Não falta otimismo

Sorocabanos acreditam em boa participação dos clubes nacionais no Mundial

13 de Junho de 2025 às 22:29
Marcelo Macaus [email protected]
Vittorio tem cerca de 270 camisetas do Palmeiras
Vittorio tem cerca de 270 camisetas do Palmeiras (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

O Mundial de Clubes da Fifa, também chamado de Super Mundial, começa hoje (14). Os brasileiros — Palmeiras e Botafogo —, no entanto, só estreiam amanhã (15), e o que não falta entre os torcedores é otimismo. Todos eles, incluindo os apaixonados também por Flamengo e Fluminense, acreditam que um clube nacional tem condições de levantar o caneco ao fim da competição.

O fisioterapeuta Vittorio de Oliveira, 47 anos, é palmeirense fanático. Prova disso é que, no apartamento onde mora, em Sorocaba, guarda cerca de 270 camisetas. São peças da década de 1980, da chamada Era Parmalat e de alguns jogadores que, no decorrer dos anos, se tornaram ídolos da torcida.

Vittorio admite: começou a torcer pelo Palmeiras por influência do pai. “Ele [se referindo ao pai] é absurdamente fanático. Assim, eu não tinha opção”, revela. “Agora, a minha expectativa com este Super Mundial é que o Palmeiras conquiste o título, que estude os adversários e jogue dignamente.”

Confiança é o que também não falta ao analista de recebimento sênior Vandilson Fernandes de Melo, 51 anos, conhecido como Carioca, que torce pelo Botafogo. Assim como Vittorio, a paixão dele pelo Fogão começou com a influência do pai. “O meu pai tinha muitos amigos botafoguenses que me levavam ao Maracanã quando eu era pequeno”, conta. Carioca de nascimento, Vandilson está em Sorocaba há 35 anos. “O meu pai era militar da Marinha, veio trabalhar em Aramar [fica em Iperó] e toda a família veio junto.”

O botafoguense diz que o clube do coração caiu em um grupo difícil. Ainda assim, as expectativas são as melhores possíveis. “Vamos fazer um bom campeonato e, quem sabe, levantar o caneco”, emenda.

Fla e Flu

“Se chegarmos à final, eu ficarei insuportável. Se ganharmos, então, acho até que a minha esposa me expulsa de casa”, brinca o advogado Guilherme Pires Moreira, 44 anos, torcedor do Flamengo. “Apesar da dificuldade de enfrentar os maiores times europeus, acredito que o Flamengo, com o plantel que tem e com a sabedoria do Filipe Luís [técnico], pode surpreender. Passaremos bem da primeira fase e, quem sabe, podemos, no mínimo, chegar às quartas de final.”

Também carioca de nascimento, Guilherme mora em Sorocaba há muitos anos. Diferente dos colegas palmeirense e botafoguense, ele não teve a influência do pai, já falecido, que torcia para o Botafogo. “Minha tia, que é flamenguista roxa e estava passando férias conosco [na ocasião, ele ainda morava no Rio de Janeiro], me vestiu com uma camisa do Flamengo e tirou foto. Sem meu pai saber, claro. Alguns meses depois, o Flamengo conquistou o Brasileirão de 1987, com gol de Bebeto. A partir daí, nunca mais deixei de acompanhar o Flamengo”, recorda.

Já a paixão do jornalista Luiz Campos Júnior, 43 anos, pelo Fluminense nem ele mesmo sabe explicar. “É algo que me acompanha desde sempre”, diz. “Quando criança, me lembro de assistir a muitos jogos do Flu pela televisão. A minha primeira ida a um estádio grande [ao Morumbi] foi para ver o jogo entre São Paulo e Fluminense. Na época, o Ézio, o Super Ézio, era o atacante do Fluzão.”

Para Luiz, o tricolor carioca está bem encaixado no Brasileirão, e isso pode ser um trunfo para a disputa do Mundial da Fifa. “É um campeonato novo, com estilos diferentes de futebol e equipes fora do nosso radar, como as da África do Sul e da Coreia. Então, acredito que a classificação para a próxima fase já seja um grande resultado”, ressalta.

BRASILEIROS
EM CAMPO

Amanhã, dia 15
Palmeiras x Porto - 19h
Botafogo x Seattle Sounders - 23h

Segunda-feira, dia 16
Flamengo x Espérance - 22h

Terça-feira, dia 17
Fluminense x Borussia
Dortmund - 13h

 

Entenda o formato do Mundial

O novo Mundial de Clubes da Fifa tem início hoje (14) e a final está marcada para 13 de julho. O torneio será realizado em 12 sedes nos Estados Unidos e conta com 32 clubes, sendo quatro brasileiros: Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense. Os participantes estão divididos em oito grupos de quatro equipes cada.

O Palmeiras está no Grupo A, junto de Porto, Inter Miami e Al-Ahly-EGI. O Botafogo integra o Grupo B e tem ao seu lado o Seattle Sounders, o Atlético de Madrid e o Paris Saint-Germain. O Flamengo faz parte do Grupo D, com Chelsea, Espérance e Los Angeles FC. Já o Fluminense se encontra no Grupo F, com Borussia Dortmund, Mamelodi Sundowns e Ulsan.

Os times jogam em turno único dentro do grupo. A primeira fase será encerrada em 26 de junho, uma quinta-feira. As duas melhores equipes de cada grupo avançam às oitavas de final, que começarão em 28 de junho. Se um jogo do mata-mata terminar empatado, o duelo será decidido na prorrogação, com disputa de pênaltis na sequência. Não haverá disputa de terceiro lugar na competição.

O caminho 1 no mata-mata do Mundial terá o enfrentamento dos respectivos vencedores dos grupos A, C, E e G com os segundos colocados dos grupos B, D, F e H. Já o caminho 2 colocará frente a frente os líderes dos grupos B, D, F e H com os segundos colocados das chaves A, C, E e G.

Caso liderem seus respectivos grupos, os dois clubes com melhor ranking da Uefa (Manchester City e Real Madrid) só podem enfrentar os dois melhores colocados da Conmebol (Flamengo e Palmeiras) em uma eventual semifinal. O mesmo serve para os times 3 e 4 das duas confederações. Se os representantes europeus que estavam no pote 1 avançarem em primeiro, eles só poderão se enfrentar na semifinal do Mundial. O mesmo vale para as equipes da América do Sul.

O confronto direto é o primeiro critério de desempate na fase de grupos, o que representa uma novidade em torneios organizados pela Fifa. Em seguida, os critérios são: saldo de gols e quantidade de gols marcados.

Os clubes podem levar 35 atletas para o Mundial, mas apenas 26 são relacionados para cada jogo. Dois cartões amarelos acumulados suspendem um jogador. A contagem dos cartões será zerada somente nas quartas de final.

O jogo de abertura do Mundial será realizado hoje, às 21h (de Brasília), entre Al Ahly, do Egito, e Inter Miami, dos Estados Unidos. O confronto será no Hard Rock Stadium, em Miami.

O Palmeiras é o primeiro time brasileiro a estrear na competição, amanhã (15), às 19h (de Brasília), contra o Porto No mesmo dia, o Botafogo encara o Seattle Sounders, às 23h. Na segunda-feira (16), às 22h, o Flamengo faz seu primeiro jogo na competição, contra o Espérance. Na terça (17), o Fluminense encara o Borussia Dortmund, às 13h. (Estadão Conteúdo)


Mundial de Clubes da Fifa

GRUPO A
Palmeiras (Brasil)
Porto (Portugal)
Al-Ahly (Egito)
Inter Miami (Estados Unidos)
GRUPO B
Paris Saint-Germain (França)
Atlético de Madrid (Espanha)
Botafogo (Brasil)
Seattle Sounders (Estados Unidos)
GRUPO C
Bayern de Munique (Alemanha)
Auckland City (Nova Zelândia)
Boca Juniors (Argentina)
Benfica (Portugal)
GRUPO D
Flamengo (Brasil)
Espérance Sportive de Tunis (Tunísia)
Chelsea (Inglaterra)
Los Angeles FC (Estados Unidos)
GRUPO E
River Plate (Argentina)
Urawa Red Diamonds (Japão)
Monterrey (México)
Inter de Milão (Itália)
GRUPO F
Fluminense (Brasil)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Ulsan HD (Coreia do Sul)
Mamelodi Sundowns (África do Sul)
GRUPO G
Manchester City (Inglaterra)
Wydad AC (Marrocos)
Al-Ain (Emirados Árabes Unidos)
Juventus (Itália)
GRUPO H
Real Madrid (Espanha)
Al-Hilal (Arábia Saudita)
Pachuca (México)
FC Salzburg (Áustria)

O maior da história

Maior novidade do calendário do futebol nos últimos anos, o repaginado Mundial de Clubes da Fifa será o maior do gênero na história do futebol. Pela primeira vez, contará com 32 times e será realizado a cada quatro anos.

A Fifa distribuirá US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,53 bilhões, pela cotação atual) em prêmios.
Os Mundiais dos anos anteriores contavam com a participação de sete clubes, sendo os campeões de cada confederação e mais um time representante do país-sede. O torneio neste formato continuará sendo realizado anualmente, mas com o nome de Copa Intercontinental da Fifa. (Estadão Conteúdo)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos