Atletismo
Miguel Hidalgo é campeão de triatlo na Itália

O triatleta saltense Miguel Hidalgo foi campeão, recentemente, da etapa de Alghero, Itália, da Série Mundial de Triatlo. Na prova, os atletas precisam nadar 1,5 quilômetro (km), pedalar 40 km e, por fim, correr 10 km. O brasileiro terminou a prova em 1 hora 44 minutos e 5 segundos. O pódio foi completado pelo australiano Matthew Hauser e pelo francês Léo Bergere.
Nas etapas anteriores, Miguel conseguiu a 10ª posição em Abu Dhabi e a terceira em Yokohama. Atualmente, a Série Mundial é liderada por Matthew Hauser. Com o feito na Itália, o brasileiro assumiu a segunda posição do ranking geral. Na terceira, aparece o português Vasco Vilaca.
A próxima etapa está prevista para 11 e 12 de julho, em Hamburgo, Alemanha. O circuito tem oito etapas no total — até agora foram realizadas três — e ainda passará pela Riviera Francesa, República Tcheca, China e Austrália.
Miguel foi o único brasileiro a participar de todas as etapas, enquanto Kauê Willy e Manoel Messias disputaram uma por enquanto. Pelo feminino, apenas Djenyfer Arnold representa o Brasil e ocupa a 30ª posição atualmente.
Conheça o atleta
Nascido em Salto, Região Metropolitana de Sorocaba, Miguel Hidalgo tem 25 anos. Disputou as Olímpiadas de Paris em 2024 e obteve o melhor resultado da história de um sul-americano, chegando na 10ª posição. No revezamento misto, o Brasil terminou na oitava posição. Nos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, o atleta conquistou dois ouros: na prova individual e no revezamento misto. (Vernihu Oswaldo)