11 de junho
Quase definido
A 11 dias da estreia na Copa Paulista, Dyego Coelho já tem a maioria dos titulares escolhidos

Faltando 11 dias para a estreia do São Bento na Copa Paulista — marcada para 16 de junho (uma segunda-feira) contra o XV de Piracicaba, no CIC —, o técnico Dyego Coelho já tem na cabeça o time titular. Apenas uma peça ou outra ainda será definida, mas os jogadores estão cientes de quem serão os escolhidos.
“O time está pronto e bem equilibrado. Como eles [se referindo aos jogadores] já sabem também, aí a briga começa a ficar boa. Por isso que é bom você já decidir as coisas para todo mundo entender que a disputa por uma vaga continua”, explica o treinador.
Mesmo não divulgando a lista dos atletas titulares, nos dois últimos treinos abertos para a imprensa, o Cruzeiro do Sul acompanhou e notou semelhanças. Entre elas: Zé Rafael, Léo Príncipe, Grasson, Rael, Rodrigo, Fábio Bahia, Fabrício e Hannyel. Outros que também foram testados são: Fernando, Copete, Vitão, Matheo.
Enquanto tem gente lutando para estar entre os titulares, Matheus Destro e Anderson Kunzel, que se recuperam de lesões no primeiro semestre deste ano, seguem sob vigilância do departamento médico enquanto trabalham a parte de condicionamento com bola. Eles devem ser relacionados para a Copa Paulista, mas não logo no início.
Na preparação em que o Cruzeiro esteve presente, Coelho apostou em um sistema ofensivo com três jogadores, hora com dois e usando muito o ataque pelas laterais. Olhando um pouco para trás, também testou um esquema com três zagueiros e uma linha de quatro na defesa. O treinador afirma que todos os cenários são cogitados, mas que o principal é se manter com a posse de bola e não perder a intensidade, características principais das equipes que comanda.
“Tudo isso foi treinado na pré-temporada. O que realmente faz com que a gente opte por essas linhas [se referindo à defesa] é como a gente ataca. Tudo isso já está certo, na minha cabeça. Espero que funcione para o torcedor entender que a gente veio para a Copa Paulista para vencer”, acrescenta Coelho.
Como planejado
Nos treinamentos de ontem (4), o técnico optou por um trabalho de gatilho e pressão, forçando a marcação. Já na semana passada, o foco foi o ataque e, nos primeiros dias, o plantel recebeu as orientações quanto à defesa.
“A gente tem uma linha, uma organização com o professor Moreira [preparador físico], de fazer com que os atletas atinjam um nível muito alto para depois ir descendo. Parece que eles não estão descendo. Ele [Moreira] está mantendo todos lá em cima”, afirma Coelho. “Todo treinador quer a velocidade e a força. Então, a gente quer criar um alicerce para ter isso, para que possamos ter um preparo realmente forte, de alto nível para a competição.”
Dentro do planejamento antes da estreia, estão os jogos-treinos. Até agora foram dois e estão previstos mais dois. Hoje (5), por exemplo, às 10h, na Fazenda dos Ipês, o São Bento enfrenta o São Caetano. Já na segunda-feira (9) será a vez de a Inter de Limeira, em Limeira, também pela manhã.
A estreia
Sobre a estreia diante do XV de Piracicaba, Coelho garante que o torcedor pode esperar um time com muita entrega. “A gente pode até perder o jogo, mas vamos perder lutando até o final, sabe? Mostrando que a gente quer ganhar”, conclui.
TIME 1º TREINO
Zé Rafael
Léo Príncipe
Vitão
Grasson
Rael
Fábio Bahia
Rodrigo
Fabrício
Matheo
Copete
Raniel
TIME 2º TREINO
Zé Rafael
Léo Príncipe
Grasson
Marcão (Vitão)
Rael
Rodrigo
Fábio Bahia
Fabrício
Lauder (Fernando)
David
Matheo (Hannyel)