Queimada
Brincadeira de rua atrai jovens nos JES 2025

O objetivo é claro: queimar os adversários até que o outro time inteiro esteja fora. Esta é a queimada, que sempre fez parte das brincadeiras de rua e do intervalo escolar de muita gente, e que está presente nos Jogos Escolares de Sorocaba (JES).
O torneio, este ano, engloba várias modalidades mais “famosas”, como futsal, vôlei, tênis de mesa, atletismo, entre outras, mas a estudante de 16 anos, Maria Eduarda Leme, também optou, pela segunda vez, pela queimada, assim como o vôlei. “Foram as modalidades nas quais eu me sai bem. Gosto dela [queimada] porque trabalha bastante a questão de equipe”, comenta a aluna do 2º ano do ensino médio do Colégio Talentos.
Mesmo fazendo parte da infância de muita gente, é comum cada grupo criar regras específicas, mas com o tempo a modalidade foi ganhando uma certa ordem. “Já brinquei uma vez ou outra, mas foi aqui no JES que aprendi mesmo as regras. Até que não são tantas. Achei que tivesse bem mais”, acrescenta Maria Eduarda.
Já o Ryan Amelini Cardoso, 14, tem uma regra que achou mais interessante quando aprendeu o esporte: se o atleta segurar a bola e cair com ela dominada, não será considerado queimado mesmo que a bola toque o chão. Todas as regras utilizadas no JES podem ser conferidas no link: https://encurtador.com.br/cAgix.
O estudante do 9º ano do ensino fundamental participa pela quarta vez dos Jogos Escolares e, além da queimada, também defende o futsal e o vôlei no Colégio Primeiro Mundo. No confronto de ontem (3), diante da Escola Estadual Julio Bierrenback, vitória do grupo do Ryan.
Tanto o adolescente quanto Maria Eduarda já são considerados veteranos nos JES e aproveitaram para comentar sobre o torneio que, neste ano, envolve mais de 40 escolas, tanto da rede pública quanto da privada. Para Maria Eduarda, a competição é importante para fazer amigos. “Incentiva tanto o social quanto a parte esportiva e eu sempre amei esportes por incentivo dos meus pais”, relata. Esta é a mesma opinião de Ryan, que complementa: “Estar em quadra significa estar feliz e também competitividade. Me faz muito bem”.
Praticada em vários países
Muito comum no Brasil, a queimada também é praticada nos Estados Unidos, Japão e Portugal. Nesses países, o esporte possui variantes, enquanto por aqui tem formato de brincadeira infantil. O Brasil é um país plural. Por isso, no Sudeste é comum chamar a brincadeira de queimada. No entanto, em outras partes o jogo pode ganhar novos nomes.
Sobre a origem, não há uma consonância. Conforme estudiosos, há relatos de que o esporte nasceu na Idade Média. Assim, no norte da Europa Meridional, soldados eram treinados contra invasões, por meio do arremesso de bolas de fogo. O treinamento obteve sucesso e passou a fazer parte de festividades. (T.M.)
OUTROS NOMES
Baleada (Paraíba)
Baleado (Bahia e Paraíba)
Barra-Bola (Paraná)
Bola Queimada (Paraná)
Caçador (Paraná e Rio Grande do Sul)
Carimba (Ceará)
Carimbada (Goiás)
Cemitério (Ceará)
Dodgeball (Estados Unidos e Ceará)
Jogo do Mata (Ceará e Portugal)
Mata-mata (Santa Catarina)
Mata-soldado (Santa Catarina)
Matada (Paraíba)
Atletismo é cancelado
Por causa da possibilidade de chuva, as disputas de atletismo que estavam previstas para hoje (4), válidas pela sexta semana dos Jogos Escolares de Sorocaba (JES), foram canceladas. O comunicado foi publicado pela Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida, organizadora do evento. (T.M.)
Galeria
Confira a galeria de fotos