Buscar no Cruzeiro

Buscar

Patinação

Bicampeã nos patins

Na França, sorocabana conquista pela segunda vez a Copa FISE, considerada a Copa do Mundo da modalidade

03 de Junho de 2025 às 22:15
Cruzeiro do Sul [email protected]
Julika ladeada pelas francesas Lilou Fumery e Carla Pasquinelli
Julika ladeada pelas francesas Lilou Fumery e Carla Pasquinelli (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A sorocabana Ana Júlia da Silva, ou Julika, como é conhecida, conquistou, recentemente, o título da Copa Fise, considerada a Copa do Mundo de patins. A competição foi disputada em Montpellier, França. A atleta de 15 anos já havia faturado o torneio anteriormente, se sagrando bicampeã. Na final, teve a companhia da irmã Duda Silva, 17 anos, que terminou na 11ª posição.

A Copa Fise foi disputada em duas fases, com uma qualificatória que eliminou duas atletas, além da final que contou com 12 participantes. O modelo de disputa prevê duas voltas de 50 segundos para cada uma das atletas; vence quem conseguir a maior nota em uma das voltas.

Julika conseguiu 82,75 pontos como melhor resultado. Completando o pódio, ficaram as francesas Lilou Fumery, com 77,75 pontos, e Carla Pasquinelli, com 77,37 pontos. Duda Silva ficou na 11ª posição com 57,25 pontos. No masculino, a vitória também foi brasileira — Danilo Senna, 19, natural de Diadema, conquistou o título.

“Treinei muito, me dediquei, disputei com os melhores”. Foi assim que Julika definiu sua participação na Copa do Mundo de Patins. Além da vitória, ela participou de uma competição secundária, na qual o vencedor seria quem acertasse a melhor manobra. A patinadora sorocabana acertou um 1260º — manobra na qual o atleta dá três giros e meio no ar. Conforme o treinador Roger Campos, Julika foi a primeira atleta feminina a acertar esta manobra em um campeonato oficial.

Dias antes, a sorocabana já havia conquistado o NL Contest, também pela segunda vez. Agora, nos próximos dias, ela irá para Liverpool, Inglaterra, competir pela STP Jam. A modalidade, que ainda não é olímpica, está entre as principais postulantes para estrear na competição.

Julika foi campeã de 18 torneios no ano passado. Ela, que começou a praticar o patins em um projeto social aos 5 anos, atualmente treina em pistas de Sorocaba. Ainda assim, precisa ir sempre a São Paulo para ter acesso às pistas com melhor estrutura. (Vernihu Oswaldo)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos