Futsal
Em busca do tri
Magnus estreia neste domingo (25) na Libertadores diante do Afemec, do Paraguai, para defender o título
A busca pela glória eterna vai começar para o Magnus Futsal. Atual detentor do título da Taça da Libertadores, a equipe sorocabana inicia a jornada em busca do tri, neste domingo (25), diante do paraguaio Afemec, às 16h (horário de Brasília), na Cop Arena. A competição será realizada em Luque, Paraguai.
A delegação sorocabana chegou, na sexta-feira (23) à tarde, ao país vizinho. Os jogadores, então, já fizeram o reconhecimento de quadra. O técnico Ricardinho diz que não teve muito tempo para treinar, mas que os jogos válidos pelo calendário nacional e estadual serviram como uma espécie de preparação.
“É uma competição duríssima. São dez dias aqui, vivendo intensamente jogo atrás de jogo. Acho que a gente tem de aproveitar muito o momento, porque sabemos o quanto é duro disputar uma Libertadores, ainda mais com a gente vindo como atual campeão”, comenta. “Vamos tentar de tudo para defender este título e levar o tricampeonato para Sorocaba.”
Esta é a quarta vez que o Magnus disputa o torneio. Em 2015, nos anos iniciais do projeto, foi o campeão. Em 2018, caiu na semifinal para o Cerro Porteño. No ano passado, na Argentina, a equipe conquistou o bi contra o Barracas Central.
Para a atual edição -- que é a última de Rodrigo Capita, pois ele pretende encerrar a carreira neste ano --, a equipe conta com o retorno de Leandro Lino. O ala, que ficou cinco meses afastado para tratar uma lesão, voltou a ser escalado.
Sorocabano na equipe
Quem também está no elenco é o sorocabano Dieguinho. O ala retornou ao Magnus em 2022 e garante que não faltará entrega dos atletas. À rádio Cruzeiro FM 92,3, o atleta disse que “vão ter 14 jogadores empenhados em levantar o troféu. Vai ser o torneio da nossa vida, porque o Magnus é grande por causa disso. É esse o pensamento”.
Em entrevista ao radialista Victor Duarte, ele ainda afirmou que conta com o apoio da torcida, mesmo à distância. “Mandem energias positivas, porque vai ter pais de família, filhos que vão em busca da glória eterna novamente”, complementa.
Jogos
O Magnus, atual campeão, está no Grupo A. Na primeira fase, tem três jogos programados. Depois da estreia diante do Afemec, pega o Colo-Colo (Chile) e, por fim, o Sabaneros, da Colômbia. Os confrontos serão um dia seguido do outra: 25, 26 e 27 de maio. O horário é o mesmo para todos, às 16h. Os canais Sportv e Goat transmitem.
Além do Magnus, o Brasil terá ainda o Joinville como representante em busca de manter o país como o maior número de títulos conquistados -- 20 --, seguido pela Argentina e pelo Paraguai, com um título por país.
Disputa
A Libertadores de Futsal será disputada em duas fases: a de grupos -- composta por 12 equipes, distribuídas em três grupos de quatro times cada -- e a final, que conta com as quartas, semi, final e a disputa do 5º ao 11º lugar. Todas as fases serão realizadas em só uma rodada.
Os times que ocuparem as duas primeiras posições em cada grupo, mais as duas melhores terceiras colocadas, se classificam às quartas de final, levando em conta os três grupos (1°A, 1°B, 1°C, 2°A, 2°B, 2°C e as duas melhores equipes terceiras colocadas). Em seguida, quem perder, sai, até chegar a grande final, prevista para 1º de junho.
Galeria
Confira a galeria de fotos