Futsal
Agora é a vez do principal
Com a promessa de um grande jogo, Manchester Paulista e Guarany disputam o título do Cruzeirão 2025 nesta manhã
A final da categoria principal da 66ª edição do Cruzeirão promete ser um jogão. Isso porque, de um lado da quadra estará o Guarany, maior campeão da história do torneio com 11 títulos até aqui. Do outro, o Manchester Paulista tricampeão seguido. A partida, que terá entrada gratuita à torcida, começa às 10h30 e será na Arena Sorocaba — Rodovia Raposo Tavares, quilômetro 106, sentido São Paulo. O Cruzeiro do Sul transmite a decisão, ao vivo, pelo canal do Youtube (@CruzeirodoSulCanal).
Para quem vai à Arena — os portões abrem às 9h —, não será permitida a entrada com bandeiras com mastro, garrafas, latas e capacetes. A orientação é da Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav), responsável pela competição. Antes de a bola rolar oficialmente, o público poderá prestigiar, às 9h30, o amistoso da categoria sub-11 entre alunos de futsal dos Centros Esportivos Dr. Pitico e Maria Eugênia.
Em busca do tetra
O Manchester Paulista/Zero Grau já tem três títulos: 2022, 2023 e 2024. Assim, vai em busca do tetracampeonato. Por isso, a preparação segue a todo vapor. “Final em jogo único é difícil traçar estratégias, mas a equipe está muito bem montada pelo presidente Neto, do Zero Grau, e pelo treinador Coruja. Confiamos integralmente no trabalho e na competência dos atletas e da comissão técnica”, comenta o supervisor de competição do Manchester, Roni Zinkoski.
Para chegar à final, mais uma vez, o time de Sorocaba teve de passar pelo Vila Helena e pelo Treze Futsal, dois adversários considerados difíceis por Roni. O elenco é formado por jogadores da equipe do Zero Grau, oriundos de São Paulo.
Multicampeão
Se de um lado há uma equipe disposta a manter a taça em seus domínios, do outro tem a tradição e o retorno à competição depois de 11 títulos (1985, 1986, 1992, 1993, 1994, 1997, 1999, 2008, 2011, 2016 e 2018). Trata-se do Guarany FS/Servplan.
“A preparação foi com muita garra. Fomos passo a passo e ganhando força, dedicação e união até chegarmos na final. A expectativa é grande pelo trabalho efetuado”, reflete Moacir Corrêa, o Moa, diretor de esporte do bugre sorocabano.
Antes de chegar à decisão pela 12ª vez, o Guarany passou pelo Olympico Itu e pelo Independente Sorocaba (vice-campeão no ano passado). O número de títulos impressiona, mas Moa garante que isso não faz um time ser campeão. “É necessário cabeça fria e muito trabalho, o que está sendo feito desde o início”, afirma.
Premiações
Ao fim da partida, a Sequav entregará para as equipes campeã e vice as medalhas e os troféus personalizados ofertados pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do Cruzeiro do Sul. O artilheiro, o goleiro menos vazado e a equipe mais disciplina também serão premiados.
Manchester Paulista x Guarany
Quando: neste domingo, 18 de maio de 2025
Onde: Arena Sorocaba — Rodovia Raposo Tavares, km 106, sentido São Paulo
Horário: 10h30
Entrada: gratuita
Transmissão: Youtube do Cruzeiro do Sul (@CruzeirodoSulCanal)
Galeria
Confira a galeria de fotos