Buscar no Cruzeiro

Buscar

História

Do apito à arquibancada

15 de Maio de 2025 às 22:22
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ex-árbitro trabalhou em várias finais: hoje prefere acompanhar os jogos a distância
Ex-árbitro trabalhou em várias finais: hoje prefere acompanhar os jogos a distância (Crédito: DIVULGAÇÃO / ARQUIVO PESSOAL)

O tempo pode ter passado, mas para Eliseu Sentelhas, 77 anos, o coração ainda bate forte a cada vez que ouve falar do Cruzeirão. Ex-jogador da Associação Desportiva Votocel, árbitro de futsal e ex-diretor da comissão de arbitragem da Liga Sorocabana de Futsal (Lisofus), ele é um dos nomes que ajudaram a construir a história do campeonato, que neste domingo (18), chega à sua 66ª final.

“Hoje sou lembrado e homenageado pelos anos como jogador e árbitro. Sempre quis deixar um legado”, afirma, com a voz embargada de emoção. Há 15 anos aposentado dos ginásios, ele acompanha os jogos de longe, mas com o mesmo entusiasmo de quando vestia o uniforme ou apitava sob o olhar atento das arquibancadas lotadas.

Natural de Votorantim, ainda quando o local era um bairro de Sorocaba, Eliseu começou jogando ao lado de colegas de trabalho da Votocel. Com o passar dos anos, o time foi ganhando reforços, mas o espírito amador e apaixonado nunca se perdeu. “Levávamos, assim como todos os times de Votorantim, a família e os amigos para torcer. Era um batalhão de votorantinenses nas arquibancadas do Cruzeirão”, relembra.

Ele fala com carinho do tempo em que era preciso pedir licença à multidão para entrar no ginásio. “A cidade parava para ver o Cruzeirão. Era diferente de tudo. Tinha um valor emocional, coletivo. O pessoal vibrava com cada jogo”, comenta.

Criado em 1959, o torneio foi se transformando ao longo das décadas. Passou de 46 equipes locais para centenas de participantes de diversas cidades e categorias. Hoje, continua sendo uma das maiores competições de futsal do país. A edição deste ano reuniu 127 times, divididos em cinco categorias: principal, veterano, master, feminino e superveterano.

Neste domingo, a Arena Sorocaba recebe a final da categoria principal entre Manchester Paulista e Guarany, com entrada gratuita e portões abertos a partir das 9h. Além dos troféus de campeão e vice, serão premiados artilheiro, defesa menos vazada e equipe mais disciplinada.

Às vésperas da decisão, Eliseu compartilha um desejo: “Gostaria de ver as novas gerações manterem a paixão pelo esporte e pelo Cruzeirão que vivemos com tanta intensidade. Esse campeonato é parte da nossa alma sorocabana.”

CRUZEIRO TRANSMITE

A final do Cruzeirão 2025, neste domingo (18), terá transmissão, ao vivo, pelo canal do Cruzeiro do Sul no YouTube — https://www.youtube.com/@CruzeirodoSulCanal

 

Ana Sentelhas - programa de estágio

 

Galeria

Confira a galeria de fotos