Buscar no Cruzeiro

Buscar

Futsal

Mais dois campeões esta noite

Ginásio Municipal de Esportes é sede de partidas finais das categorias veterano e master

14 de Maio de 2025 às 22:15
Thaís Marcolino [email protected]
.
. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira será palco novamente, na noite de hoje (15), de mais duas finais do Cruzeirão 2025. Depois do feminino e do superveterano, chegou a vez de as categorias veterano e master conhecerem os campeões da 66ª edição do maior torneio de futsal amador do Brasil.

Os primeiros a entrarem em quadra, às 20h, são as equipes do Orteca e do Multispace Beach Sports pelo veterano. Pouco mais tarde, às 21h, é a vez de Bluval e Stancatti & Marques Buffet lutarem pela taça do master.

O Ginásio Municipal de Esportes fica na rua José Martins, 5, Vila Hortência, zona leste de Sorocaba. A entrada é gratuita.

Veterano

Pela primeira vez na final do veterano (categoria para nascidos em 1990 ou anos anteriores), o Multispace Beach Sports busca gritar “é campeão”. Para conseguir o feito, os últimos dias têm sido focados na recuperação de alguns atletas que terminaram a semifinal lesionados, explica o presidente Eli Foramiglio. Outro ponto abordado é o mental para que a pressão, normal na final, não atrapalhe o objetivo principal que é levantar a taça.

Na trajetória, vários jogos foram difíceis, mas o da semifinal ficou na memória. Isso porque conseguiram empatar faltando 58 segundos para terminar a partida e, nos pênaltis, o goleiro defendeu três. O time é formado somente por atletas de Sorocaba e com dois anos de existência. “Resolvemos nos arriscar nesta categoria e, graças a Deus, a qualidade do elenco e o projeto deram certo. Estamos na final”, comemora Eli.

De um lado da quadra tem um time que sonha em levantar a taça pela primeira vez. Já do outro, o Orteca sabe bem como é a sensação e busca vivenciá-la pelo segundo ano consecutivo. A equipe, que tem a base do time de Sorocaba, mas conta com atletas da Capital, foi campeã da mesma categoria no ano passado.

Assim como o adversário, a semifinal foi difícil, mas deu tudo certo. Para a última e decisiva partida, o técnico da equipe, Tadeu de Paula, garante que não há nada de especial, apenas a necessidade de treinar visando a minimização dos erros para que, assim, o time possa sair do ginásio com o título nas mãos. “As expectativas são as melhores possíveis. Sabemos da qualidade do adversário, mas tenho total confiança na minha equipe”, diz o profissional de 35 anos.

Master

Os nascidos em 1975 ou anos anteriores se enfrentam pela categoria master. Um dos concorrentes pela taça é o Bluval, equipe que já tem experiência — e títulos — em outras categorias. O know-how dá ao grupo uma expectativa alta para a final. Para tanto, nada foi pensado ou feito em especial, “só fazer o que mais sabemos: jogar”, diz o membro do time, Claudinei Luiz Pereira, apelidado de Filho MZ.

Um dos jogos mais difíceis foi contra o Alltec — equipe que venceu a categoria máster nas últimas quatro edições —, mas saiu de quadra com 1 a 0 no placar. O Bluval, formado por jogadores de São Paulo, considera o Cruzeirão um torneio essencial para o calendário do time.

Do outro lado da quadra está o vice-campeão de 2023 e 2024, o Stancatti. Esta é a quarta participação da equipe que, neste ano, fez fusão com o Esporte Clube Paulistano. “Será um grande jogo, duas equipes fortes que se conhecem e se reencontram novamente. No ano passado fizemos a semifinal do Cruzeirão, inclusive o adversário nos representou em 2023. Este ano, com um plantel bem renovado, eliminamos o pentacampeão na semifinal. Muito respeito ao adversário, mas vamos jogar”, comenta o diretor Fernando Stancatti. “O Cruzeirão é a paixão de todo salonista de Sorocaba. É o maior campeonato amador do mundo e quero, assim como meu irmão, deixar meu nome na história, mesmo que em categoria diferente”, finaliza.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos