Futsal
Decisões começam hoje à noite
Casi Itapetininga x Geração de Ouro e Sipatomonstro x Parque São Bento abrem as finais do Cruzeirão 2025
Os campeões das categorias feminino e superveterano da 66ª edição Cruzeirão serão conhecidos na noite de hoje (12). O que rege as quatro equipes é a expectativa de erguer a taça — para alguns, a primeira — e consagrar a campanha apresentada. Os jogos serão disputados no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira — rua José Martins, 5, Vila Hortência — e têm entrada gratuita à torcida.
Os primeiros que entram em quadra são Casi Itapetininga e Geração de Ouro pelo feminino, às 20h. Em seguida — às 21h — é a vez Sipatomonstro e Parque São Bento jogarem pela superveterano.
Na categoria para os nascidos em 1982 e anos anteriores, a Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida informa que, por se tratar de confrontos de dupla eliminatória, haverá algumas regras. Caso a Sipatomonstro vença, ergue direto a taça. O mesmo acontece se terminar empatado o placar, porque a equipe tem a vantagem de não ter perdido nenhum jogo. Já se o Parque São Bento terminar o tempo normal em vantagem, haverá prorrogação de dois tempos de cinco minutos, cada.
Feminino
De um lado da quadra estará o Casi Itapetininga, que chega em busca do tricampeonato. O time, formado por atletas de Itapetininga, da região e da Grande São Paulo, levaram o título em 2023 e 2024. Para erguer a taça novamente, o treinador Tiago Damião não tem dúvidas da qualidade da equipe, por isso trabalha mais a parte mental das atletas. “Sabemos do desafio que temos pela frente, pela equipe que está do outro lado, mas vamos em busca do título, com certeza, e fazer o que sabemos de melhor”, comenta.
Se o Casi vai atrás do tri, seu adversário, o Geração de Ouro leva a vontade de levantar a taça na primeira vez em que chega à final. Para tanto, a preparação tem sido mental e física, conta uma das responsáveis pela equipe, Renata Ferraz. O time mescla meninas de vários bairros de Sorocaba, duas de Boituva e uma de Itapetininga e, apesar da grande maioria jogar em busca do título pela primeira vez, há algumas meninas que já participaram de outras finais. Assim, as atletas e a comissão técnica esperam o apoio da torcida.
Superveterano
Com a vantagem de não ter perdido nenhum jogo na fase classificatória e no mata-mata, o Sipatomonstro chega à final com uma expectativa muito boa. “Estamos focados e preparados para fazermos um grande jogo e, se Deus quiser, sair com o sonhado título do Cruzeirão”, afirma o jogador José Mateus de Paiva. O elenco é formado por jogadores espalhados pela cidade de São Paulo e a base do time está no bairro Itaim Paulista, zona leste.
O adversário da equipe paulista, o Parque São Bento, também vem com atletas de lá. Todos os jogadores são ex-profissionais de futsal de São Paulo, como Zóio, Viola, Polegar e Marcelo Paulista. Por isso, a expectativa é de um jogo muito difícil. Além da grande partida que deve ser vista em quadra, o time também busca o apoio das arquibancadas. Esta é a sexta final consecutiva do time que mudou o nome de Bar do Zé para Parque São Bento. Até agora, a equipe já ergueu a taça três vezes e nas outras duas, foi vice.
TERÇA-FEIRA, DIA 13
Ginásio Municipal de Esportes
Dr. Gualberto Moreira
Rua José Martins, 5, Vila Hortência
20h - Casi Itapetininga x Geração de Ouro/Elas (feminino)
21h - Sipatomonstro x Parque São Bento/Serrile Móveis Planejados (superveterano)
Galeria
Confira a galeria de fotos