Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vôlei feminino

Renasce Sorocaba enfrenta o Flamengo quartas de final da Superliga B

O playoffs está agendado para este sábado (15), às 19h, no Rio de Janeiro

12 de Março de 2025 às 22:06
Marcelo Macaus [email protected]
Na fase de classificação, as meninas de Sorocaba bateram as cariocas por 3 sets a 0
Na fase de classificação, as meninas de Sorocaba bateram as cariocas por 3 sets a 0 (Crédito: FELIPE V. CUSTÓDIO / RENASCE SOROCABA)

Para chegar à elite do vôlei nacional, o Renasce Sorocaba terá de superar, em melhor de dois jogos, o Flamengo-RJ. O time carioca é o adversário nos playoffs quartas de final da Superliga B de Vôlei Feminino. O primeiro encontro está agendado para este sábado (15), às 19h, no Rio de Janeiro. Já a partida de volta será na próxima quarta-feira (19), às 19h30, no Ginásio do Sesi, em Sorocaba.

Em 13 jogos na fase classificatória, o Renasce venceu 11 — o mais recente na noite de anteontem (11) quando superou o Ascade-DF, em Brasília, por 3 sets a 0, parciais de 22x25, 12x25 e 24x26 —, e perdeu apenas dois. O bom desempenho fez com que a equipe sorocabana terminasse na segunda colocação na classificação geral — o líder foi o Tijuca Tênis Clube.

O Flamengo, por sua vez, obteve oito vitórias e cinco derrotas, uma delas justamente para o Renasce Sorocaba na abertura da Superliga B, em dezembro do ano passado — 3 sets a 0, com parciais de 25x19, 25x16 e 25x17. “Agora a gente sabe que é outro campeonato”, afirma o técnico Clóvis Granado. “Nós já vimos muitas coisas acontecerem no vôlei, como o oitavo ganhar do primeiro e assim por diante. Por isso, precisamos manter o máximo respeito pelo Flamengo.”

Ainda conforme o treinador, a partida da fase classificatória não pode ser levada em consideração a partir de agora. Ele, inclusive, lembra que, naquela ocasião, o Flamengo ainda estava montando o time. “Elas [se referindo às jogadoras da equipe carioca] vêm crescendo na competição. Assim, é preciso trabalhar duro porque nós queremos esta vaga nas semifinais”, enfatiza.

Planejado

Clóvis Granado admite que fez cálculos e chegou a duas conclusões: que não perderia mais a segunda colocação na classificação geral e que não dava para tirar a liderança do Tijuca. “Duas rodadas antes de terminar a primeira etapa nós fizemos essa matemática. É por isso que poupamos as atletas. Fazia parte do nosso planejamento para os playoffs.”

O diferencial

Como o segundo confronto dos playoffs de quartas de final está confirmado para Sorocaba, o técnico do Renasce entende que o apoio da torcida será o diferencial para levar a equipe às semifinais. “Temos de treinar forte para já conquistar a primeira vitória no Rio de Janeiro. Precisamos de muito empenho e determinação para sairmos vencedores”, conclui.

Como será

As quartas de final da Superliga B de Vôlei Feminino serão disputadas em melhor de dois jogos. Caso cada equipe vença uma das partidas haverá o golden set — um set a mais que servirá para o desempate e, assim, definir o classificado.

A competição começou no ano passado e, até então, reunia 14 clubes. Agora sobraram oito que buscam quatro vagas nas semifinais. Por fim, os dois finalistas é que conseguem o acesso à Superliga A, a elite do vôlei nacional.

TODOS OS CONFRONTOS

Tijuca x Chapecó
Renasce x Flamengo
São Caetano x Ceará
Louveira x Pinhalzinho