Arena
Procura-se um dono
Prefeitura abre chamamento público para interessados em gerir a Arena Sorocaba e Magnus Futsal se coloca como candidato

A Arena Municipal Eurydes Bertoni Júnior, mais conhecida como Arena Sorocaba, pode ter um novo responsável em breve. A Secretaria de Esportes e Qualidade de Vida (Sequav) abriu, em janeiro deste ano, um chamamento público para apresentação de estudos de modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica e de engenharia para a gestão, operação e manutenção do ginásio localizado às margens da Rodovia Raposo Tavares. Um dos interessados no espaço é o Magnus Futsal.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba alega que as empresas interessadas tiveram um prazo de 30 dias para enviar a documentação necessária que, agora, será analisada pela comissão responsável. O presidente de tal grupo, conforme documento ao qual o Cruzeiro do Sul teve acesso, é o secretário da Sequav, Vitor Hugo Tavares, o Mosca.
Ainda conforme a prefeitura, a análise da documentação será publicada na imprensa oficial e, a partir de então, as empresas autorizadas terão um prazo de três meses para enviar projetos e todas as diretrizes para a elaboração dos estudos.
Um dos interessados em administrar o espaço é o Magnus Futsal. Em entrevista ao radialista Victor Duarte, da rádio Cruzeiro FM, o presidente da equipe, Fellipe Drommond, disse que enviou a documentação inicial para a prefeitura colocando o interesse em gerir o ginásio. Nos planos, inclusive, está uma grande reforma de modernização.
Fellipe Drommond explica que o objetivo é ter espaços comerciais, melhorar o conforto dos fãs e torcedores do Magnus Futsal e até mesmo transformar a Arena em um polo de entretenimento, gastronômico, de eventos e shows. “Tudo isso para que a Arena possa ser cada vez mais usufruída não só nos dias dos jogos do Magnus”, acrescenta. “Ter uma Arena que possibilite geração de receita é fundamental para a sustentabilidade de qualquer equipe esportiva.”
O Cruzeiro voltou a questionar a Prefeitura de Sorocaba sobre a proposta do Magnus, assim como o andamento do processo e se há outros interessados. Contudo, tais detalhes não foram elucidados até a publicação desta matéria.
A Arena Sorocaba
Inaugurada em 2016, a Arena tem capacidade para 4.263 espectadores sentados. Durante a pandemia de Covid-19, com a paralisação das competições esportivas, se tornou hospital de campanha para tratamento de pacientes que contraíram a doença. Em 2022 também passou por problemas estruturais, como danos no telhado e no piso.
O ginásio é usado, principalmente, pelo Magnus Futsal. O clube sorocabano manda seus jogos lá, além de realizar os treinamentos. Na parte interna, dispõe de uma sala com alguns troféus conquistados pelo grupo comandado pelo técnico Ricardinho.
Além dos jogos do Magnus, por ser uma obra gerida, até então, pela prefeitura, algumas competições e eventos são levados ao ginásio, como o Cruzeirão, maior torneio aberto de futsal amador do Brasil. No ano passado, vários jogos foram realizados na Arena. (Thaís Marcolino)